A importância do uso das fibras funcionais na dieta de aves e suínos

30/10/2019

Nutrição Animal Tendência

São inúmeros os benefícios das fibras quando aplicada pelos formuladores de granjas em dietas de monogástricos. Fibras são ingredientes vegetais a base de madeira fresca especialmente selecionadas para a nutrição animal que ganham cada vez mais espaço entre as granjas de todo o país.

São ingredientes livres contaminações e micotoxinas capazes de dar suporte ao bom funcionamento fisiológico de todo o sistema gastrointestinal, contribuindo para uma melhora na eficiência zootécnica dos monogástricos”, informa o Diretor Geral da Biosen, Fernando Toledano.

Um bom exemplo para esta constatação é pelo uso do Opticell® C5, fibra funcional presente no portfólio da empresa austro-brasileira, que quando aplicado nas formulações possibilita a redução do uso dos antibióticos, isso porque as fibras funcionais dão suporte as funções gastrointestinais dos animais.

Fernando Toledano, Biosen

“Como consequência temos um melhor estímulo da função peristáltica, maior produção de ácidos graxos voláteis e um melhor equilíbrio da microbiota intestinal. Mas é importante salientar que o alimento sozinho não é a única solução, boas práticas de manejo e bem-estar animal compõem os pilares para animais melhores e sadios, consequentemente, retorno zootécnico e econômico positivos”, destaca Toledano.

Economicidade e retorno financeiro também são características presentes pelo uso do Opticell® C5, isso porque com baixo percentual de inclusão de fibras é possível ter um reequilíbrio das funções fisiológicas dos animais.

“Adicionalmente, a análise de custo benefício sobre o uso de fibras funcionais deve considerar a situação do plantel. Quanto maiores os transtornos causados pela deficiência de fibras nas dietas dos animais, maior será a contribuição das fibras funcionais e um maior retorno financeiro será observado”, salienta o Diretor Geral da Biosen®.

Para ele, no geral, o uso de fibras funcionais na avicultura e suinocultura pode ser considerado um dos melhores investimentos na área nutricional a ser feito pelo produtor, tamanha é a deficiência de fibra nos plantéis, seja em quantidade quanto em qualidade”, destaca.

BIOSEN® realiza pesquisa com Opticell® na FZEA/USP

Estudo comprovou os efeitos de fibras funcionais na performance de aves de postura. Preocupada com a performance da avicultura em aves poedeiras foi que a BIOSEN® apoiou a pesquisa realizada pela Ms. e doutoranda em zootecnia, Brunna Garcia de Souza Leite, formada pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP), com a finalidade de propor soluções na manutenção da integridade da mucosa intestinal e do equilíbrio da microbiota da ave. 

 

Durante a pesquisa a atenção esteve voltada para o trato gastrointestinal das aves, já que conta com uma microbiota composta por inúmeras bactérias benéficas equilibradas entre si.

“O desequilíbrio pela presença de bactérias indesejáveis causa danos a mucosa intestinal, prejudicando a absorção dos nutrientes e, consequentemente, o comprometimento de todo o potencial de desempenho produtivo das aves”, esclarece a pesquisadora. 

Neste sentido, de acordo com ela, trabalhos recentes demonstraram a importância da fibra na alimentação de monogástricos, uma vez que, com a inclusão do alimento, há melhora na digestibilidade dos nutrientes, promovendo a saúde do trato gastrointestinal e assim melhorando a performance das aves.

“Os resultados deste estudo demostraram que a inclusão de fibra na dieta proporcionou efeitos positivos no desenvolvimento da mucosa intestinal das poedeiras”, insere Brunna e destaca que a pesquisa “foi de suma importância para a área de nutrição animal, uma vez que a inclusão de fibra na dieta proporcionou uma maior absorção dos nutrientes importantes para o desenvolvimento da mucosa intestinal garantindo assim um melhor desempenho para o setor produtivo”.

Segundo o Diretor Geral da BIOSEN®, Fernando Toledano, esta é uma visão global, uma tendência mundial acompanhada bem de perto pela empresa com objetivo de performar animais de produção, neste caso a avicultura, através de soluções não antibióticas.

O Opticell® é uma fibra funcional, tecnologia presente no portfólio BIOSEN®, capaz de atuar precisamente no intestino para o máximo efeito, levando a melhoria da saúde e desempenho das aves”, informa Fernando.

 

Você sabe o que são fibras funcionais?

O OptiCell é um ingrediente nutricional originado de madeira fresca selecionada especificamente para o uso na alimentação animal. Na indústria a fibra passa por tratamento de alta temperatura e posteriormente processada em partículas ultrafinas.  Estas etapas garantem um ingrediente de alto valor isento de micotoxinas e contaminantes, sejam eles metais pesados e dioxinas atestado por meio de monitoramento via análise, garantindo ao produto o certificado GMP pelos rígidos padrões de qualidade em todas as etapas de sua produção. 

Benefícios para o nutricionista.

O OptiCell garante na dieta o estímulo peristáltico e saciedade, produção de AGV (Ácidos Graxos Voláteis), produção de Ácido Lático, além da otimização da absorção da água. Este concentrado conta com 65% de Fibra Bruta e 85% Fibra Alimentar Total.

A Biosen é uma empresa de distribuição e representação comercial austro-brasileira que atua em toda a América do Sul. É composta por profissionais altamente qualificados com história de sucesso na gestão comercial e estratégica no setor agroindustrial.

 

 

 

2 Comments

    • Valdemir, muito obrigada pela sua participação em nossa plataforma. Vamos encaminhar seu elogio aos responsáveis da Biosen.
      Um abraço, equipe nutriNews Brasil

Deixe seu comentário