Anunciada a programação completa do IFC Brasil 2021
 
19 nov 2021

Anunciada a programação completa do IFC Brasil 2021

ifc 2021
ifc 2021Congresso reunirá a cadeia do pescado no período de 24 a 26 de novembro em Foz do Iguaçu (PR). Na pauta, o marco da nova era na produção aquícola brasileira em debate com especialistas de quatro continentes

O evento de referência da aquicultura brasileira chega à terceira edição com o maior encontro do setor do pescado, um marco da nova era em que vive a produção brasileira com a abertura de novos mercados e fortes investimentos em expansão da produção.

O 3º International Fish Congress & Fish Expo será realizado nos dias 24, 25 e 26 de novembro no Maestra Convention – Recanto Cataratas Thermas e Resort, em Foz do Iguaçu (PR). Reunirá feira de negócios com mais de 100 estandes de empresas nacionais e internacionais, espaço para novas tecnologias de recirculação, mostra de trabalhos científicos e palestrantes de mais de 15 países, entre os maiores especialistas do mundo.

ifc 2021O tema geral sintetiza a orientação central do Congresso: “Das águas à mesa do consumidor: por uma cadeia competitiva, sustentável e focada no mercado global”.

O presidente do IFC 2021 e ex-ministro da Pesca Altemir Gregolin assinala que “a terceira edição do IFC Brasil consolida-o como o grande encontro do setor. Inovamos ao criar o evento em 2019, com o conceito de reunir em um só tempo e lugar o conjunto da cadeia produtiva do pescado, para discutir tendências, projetar o futuro e construir caminhos para o desenvolvimento com a visão de futuro,  ou seja, consolidar uma cadeia competitiva e sustentável. O setor entendeu a proposta e o evento foi um sucesso, com mais de 1.200 participantes”.

ifc 2021A diretora executiva Eliana Panty destaca que a proposta do International Fish Congress é unir o setor, as entidades, promover diálogos, aproximar, definir pautas e estratégias comuns. “Estamos vivendo um momento ímpar, com uma grande evolução da cadeia de pescados brasileira na última década, especialmente na aquicultura e na indústria. Além de fortalecer o mercado interno, estamos ampliando as exportações e nos inserindo no mercado externo, o que é muito relevante. Ao escoar nossa produção para o mundo, temos maiores condições de desenvolver o potencial pesqueiro e aquícola, que é o nosso grande desejo”, afirma.

 

DINAMISMO

ifc 2021O IFC 2021 debaterá a sustentabilidade do setor que cresce a passos largos, na esteira das cooperativas no Sul do país que agregaram a expertise da produção avícola para a cadeia do pescado.

“O Brasil tem um grande potencial, com capacidade para produzir 20 milhões de toneladas/ano. Temos as melhores condições do mundo para a produção, clima favorável, uma costa de mais de 8.500 km de extensão, 13% da água doce do mundo, espécies nobres, além de fontes de matéria-prima como soja e milho para ração de qualidade. Para isso, precisamos ter a cadeia estruturada e sermos competitivos globalmente. O evento se propõe a avançar nessas discussões”, enfatiza Gregolin.

ifc 2021Diante deste latente potencial, o International Fish Congress destaca-se como uma bússola para a organização da cadeia de pescados. “Na perspectiva de desenvolvimento competitivo, sustentável e focado no mercado global. Esse é o tripé do evento”, informa Gregolin. “Desde a primeira edição, em 2019, o IFC tem esse mote”, completa.

Estarão na pauta as tendências globais de consumo de pescados como praticidade e produção sustentável. “O consumidor quer saber como a proteína foi produzida, qual o impacto regional, em termos de emprego e renda, como influencia as condições de vida das pessoas, de preservação ambiental, entre outros. Tudo isso com competitividade e qualidade”, afirma.

Em um momento do setor marcado por investimentos internacionais e nacionais, aquisições e abertura de novos mercados para novos produtos, o evento pontua a discussão sobre os temas-chave e estratégias de crescimento sustentável, com painéis de discussão e a presença das maiores empresas do setor.

ifc 2021Além dos palestrantes internacionais, o evento oferecerá uma experiência nova com o Hands On Aqua, um espaço para interação com novas tecnologias como recirculação e produção em alta densidade, produção em grandes tanques e novas tecnologias que estão chegando ao mercado.   Serão apresentadas tecnologias inéditas e lançamentos serão feitos na Fish Expo, feira de negócios que vai reunir mais de 100 empresas de nutrição, sanidade, equipamentos e aditivos para a aquicultura.

A rodada de negócios e o Arena do Conhecimento Sebrae são outros atrativos da programação, focalizando os temas estratégicos para a organização e fortalecimento da governança e liderança local, estruturação da assistência técnica dos pequenos produtores, ampliação de mercado e canais de comercialização.

 

APOIO UNÂNIME

O 3º International Fish Congress tem a coorganização da Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação  (FUNDEP) e da UNIOESTE com apoio do SEBRAE, Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Governo do Estado do Paraná; Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Associação de Produtores de Peixes do Brasil (Peixe BR), Associação das Indústrias de Pesca (ABIPESCA),  Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Paraná, Sanepar e Copel.  O  IFC 2021  conta ainda com o apoio da Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR) e Sistema FAEP/SENAR-PR.




NOVIDADES

 

REVISTA

Revista nutriNews Brasil 3 TRI 2021

ARTIGOS DA REVISTA



 
 





Veja outras revistas



 

Cadastro Newsletter nutriNews Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

nutriTips
nutriNews Brasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies