Mapa suspende produção de carne bovina destinada para a China
 
20 out 2021

Brasil se posiciona: Mapa determina suspensão da produção de carne bovina destinada para a China

Brasil se posiciona: Mapa determina suspensão da produção de carne bovina destinada para a China

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou no dia 03 de setembro dois casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina, mais conhecida como doença da “vaca louca” atípica. Desde então, as exportações de carne bovina para a China estão suspensas e sem previsão de retorno.

Na terça-feira (19), por meio de um ofício-circular, o Mapa determinou que frigoríficos habilitados a exportar carne bovina para a China suspendam quaisquer novas produções para aquele país.

Segundo o jornal O Globo, a medida foi tomada quando a paralisação das exportações brasileiras de carne à China completou 45 dias. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, planeja uma viagem a Pequim para destravar o bloqueio às importações chinesas do produto brasileiro.

O ofício-circular é endereçado aos chefes dos Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal, à Coordenação-Geral de Inspeção e à Coordenação-Geral de Controle e Avaliação do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

No texto, o governo também autoriza estabelecimentos processadores de carne bovina habilitados a vender aos chineses a estocarem em contêineres refrigerados a proteína que produziram antes da data da suspensão. A medida é válida por 60 dias.

“Autorizar, temporariamente, pelo período de 60 dias, que os estabelecimentos fabricantes e processadores de carne bovina habilitados a exportar para a China realizem a estocagem de produtos bovinos congelados, fabricados anteriormente à suspensão da certificação sanitária internacional de produtos para a China em 4/9/2021 com destino a esse mercado, em contêineres dotados de equipamentos geradores de frio, nos pátios internos de estabelecimentos habilitados à exportação para China.”

Vale ressaltar, que a OIE manteve o Brasil classificado como país de risco insignificante para a doença, não justificando qualquer impacto no comércio de animais e seus produtos e subprodutos.

 

Acompanhe outras matérias relacionadas ao tema!

Encefalopatia Espongiforme bovina, proteja seu rebanho da ‘vaca louca’

Brasil suspende exportações à China após confirmação de casos de vaca louca em MT e MG

Alemanha confirma caso atípico de doença ‘vaca louca’

 

Fonte: O Globo

 




NOVIDADES

 

REVISTA

Revista nutriNews Brasil 3 TRI 2021

ARTIGOS DA REVISTA



 
 





Veja outras revistas



 

Cadastro Newsletter nutriNews Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

nutriTips
nutriNews Brasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies