China libera primeira carga de carne bovina brasileira após paralisação
 
26 out 2021

China libera primeira carga de carne bovina brasileira após paralisação das exportações

China libera primeira carga de carne bovina brasileira após paralisação das exportações

 

De acordo com informações da empresa de análise de mercado pecuário Agrifatto, a aduana do porto de Shangai, na China, liberou a primeira carga de carne bovina brasileira para entrar no país após a paralisação dos embarques no início de setembro, devido ao registro de dois casos atípicos de vaca louca em Minas Gerais e Mato Grosso.

Segundo a Agrifatto, o lote oriundo do Tocantins foi certificado em 26 de agosto e embarcado em 10 de setembro. A liberação da entrada desta carne bovina pode ser um sinal que outros lotes podem ser aprovados.

Há 21 pedidos na fila que podem ser negados e os lotes serão analisados caso a caso. Os lotes oriundos do Mato Grosso têm chances de serem bloqueados.

 

Entenda o caso

As exportações de carne bovina à China, maior nação compradora da proteína do Brasil, foram interrompidas em 4 de setembro voluntariamente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como cumprimento do acordo sanitário firmado entre os dois países após a confirmação de dois casos atípicos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecido como “mal da vaca louca”, em Minas Gerais e Mato Grosso.

Nesta terça-feira (26), completam 52 dias de paralisação dos envios à China. A demora na resposta levou o Mapa a elaborar um documento no dia 19 deste mês que dava orientações sobre a estocagem correta da carne bovina que seria destinada ao país asiático.

Também na semana passada, a ministra da pasta, Tereza Cristina, se colocou à disposição para viajar até a China para negociar pessoalmente com o governo a volta das exportações, mas a expectativa é que as paralisações sejam destravadas em breve.

 

Leia também!

Brasil se posiciona: Mapa determina suspensão da produção de carne bovina destinada para a China

Encefalopatia Espongiforme bovina, proteja seu rebanho da ‘vaca louca’

 

Fonte: SBA | Sistema Brasileiro de Agronegócio




NOVIDADES

 

REVISTA

Revista nutriNews Brasil 3 TRI 2021

ARTIGOS DA REVISTA



 
 





Veja outras revistas



 

Cadastro Newsletter nutriNews Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

nutriTips
nutriNews Brasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies