Programa Inova anuncia as propostas de destaque e fala de tendências
 
30 out 2021

Conhecidos os vencedores! Programa Inova anuncia as seis propostas de destaque e fala de tendências

Inovação, expectativas, tendências… Foi o que rolou na noite de sexta-feira, dia 29 de outubro, na final do Programa Inova: Fuçar, Chocar, Inovar. O evento anunciou as três propostas vencedoras de cada iniciativa de inovação da Embrapa Suínos e Aves – o InovaPork e o InovaAvi.

Estavam participando da final cinco propostas em cada categoria. “O que fica claro é o potencial do Brasil no sentido de gerar tecnologias através de tantas mentes brilhantes. Espero também que todos que enviaram suas propostas tenham conseguido, em maior ou menor grau, avançar no conhecimento através do Programa Inova”, destacou o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, pesquisador Everton Krabbe. “Tenho um agradecimento especial às equipes que submeterem suas propostas. Aqueles que não concorreram, sintam-se estimulados a concorrer na próxima edição”, convidou.

O chefe geral agradeceu também aos parceiros e patrocinadores que contribuíram muito com o sucesso do programa e destacou ainda que “inovação é o que nos move. Por isso, o Programa Inova é uma ação tão bem-sucedida”. E lançou o desafio: “Que nas próximas edições tenhamos grandes ideias sendo apresentadas aqui, permitindo alcançar grandes soluções e inovações para a suinocultura e avicultura, e assim nossas cadeias de produção se tornarem ainda mais eficientes, sustentáveis e competitivas”.

A abertura contou com a presença do pesquisador Maurício Antônio Lopes, ex-presidente da Embrapa, que abordou o tema “O consumidor é o arquiteto das mudanças”. A grande mensagem enfatizada pelo pesquisador foi a de que vivemos numa era complexa, de uma sociedade cada vez mais exigente e informada, então o futuro deverá ser enfrentado com conhecimento e relações. A participação dele foi mediada pela pesquisadora Janice Zanella.

 

Os vencedores do InovaPork

Na iniciativa InovaPork as soluções que se destacaram envolveram automação e suplementos. Com o primeiro lugar ficou a solução Robotização inteligente 4.0 na suinocultura de precisão, da equipe Roboagro, do Rio Grande do Sul.

Em segundo lugar ficou a equipe da Agros Nutrition, de Santa Catarina, com a proposta SU-MAX – Suplemento mineral à base de aminoácidos para incremento de produtividade com benefícios diretos na redução da contaminação ambiental por dejetos suínos.

E, também de Santa Catarina, o terceiro lugar foi da PigScale – Pesagem automatizada de suínos através de visão computacional e inteligência artificial, da SmartPIXEL.

 

Os vencedores do InovaAvi

No desafio de ideias para a avicultura, as propostas permearam a automação e a inteligência artificial. A primeira colocação ficou para a equipe da QualyFull Sistemas, de Santa Catarina, com a proposta Solução Tecnológica para o Auto Controle Digital Agro 5.0.

A equipe da Cooltivando Consultoria Ltda, do Paraná, ficou com o segundo lugar com a proposta Cooltivando Vida. E a Ecotrace Solutions, de São Paulo, levou o terceiro, com a proposta IA pra Frangos.

Para o analista Cássio Wilbert, um dos coordenadores do Programa Inova, esta edição de 2021 avançou na busca de um modelo adequado para oportunizar conexões e ajudar os setores de suinocultura e avicultura por meio de soluções de impacto. “Começamos esse processo de inovação fuçando, depois chocamos e agora estamos mais maduros para avançar nas entregas de impacto”, comentou ele. “Por meio da trilha de inovação oportunizamos e abrimos as portas da Embrapa e dos parceiros para jovens empreendedores que podem contribuir muito com a vida dos nossos produtores e do país”.

Outro destaque enfatizado pelo analista é que o mais importante de toda a ação não é a premiação. “Acredito que não temos aqui vencedores e não vencedores. Mas sim que cada uma da dessas startups e nossas equipes de pesquisa farão a partir da segunda-feira. A nossa expectativa é continuar a trabalhar com essas equipes de startups, reforçando a imagem da Embrapa como principal catalizadora de inovações do agro”, finalizou.

Premiação

As três propostas melhores classificadas receberão premiação, além do troféu. Para o primeiro lugar será até 5 “passes livres”, com acesso a todos os cursos da empresa por 6 meses, na plataforma da Academia Suína ou Academia da Avicultura, relacionado ao tema da inscrição. Para o segundo lugar até 5 cursos a escolher na plataforma da Academia Suína ou Academia da Avicultura, relacionado ao tema da inscrição. E, para o terceiro até 3 cursos a escolher na plataforma da Academia Suína ou Academia da Avicultura, relacionado ao tema da inscrição.

Para todas as dez equipes a premiação inclui a oportunidade de visibilidade das soluções tecnológicas para representantes de agroindústrias e investidores; Mentoria com especialistas em agronegócio, tecnologia e negócios; e Trabalho com a equipe da Embrapa, Unochapecó e INCTECh para desenvolvimento da solução tecnológica durante a “Trilha de Inovação”.

 

Realização e parcerias

O programa Inova é uma realização da Embrapa Suínos e Aves com correalização da Acate Agronegócio, Faped, INCTECh Incubadora Tecnológica e Pollen Parque Científico e Tecnológico. São parceiros do evento: Academia da Avicultura, Academia Suína, Agroinovação SC, Centro de Inovação Concórdia, Fapesc, Prefeitura de Concórdia e Senai, A9 Performance – Educação Corporativa.

Na categoria patrocinador Ouro temos a MSD Saúde Animal. Como patrocinador Prata: Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, APC, Boehringer Ingelheim, Icasa, Korin e Sindirações. No patrocínio Bronze: Associação Brasileira dos Criadores de Suínos – ABCS, Adisseo, BRDE, Nucleovet e Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos no estado do Rio Grande do Sul – SIPS.

Como mídias parceiras: Avicultura Blog, AviNews, Avicultura Industrial, Feed&Food, NutriNews, O Presente Rural, SuínoBrasil e Suinocultura Industrial.

Para assistir à final, clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=klaUR9EQzHA

E para as demais lives do programa, acesse a página especial do Programa Inova e acompanhe tudo por lá, no endereço https://www.embrapa.br/inova.

Anexas, sugestões de ilustração com legendas no nome dos arquivos

 

Informamos que seus dados se encontram no mailing de mídia da Embrapa com a única finalidade de envio de sugestões de pauta. Os dados pessoais que temos em nossos registros são: nome, cargo, e-mail, telefone e endereço. Caso não queira constar mais no nosso mailing, por favor retorne esta mensagem solicitando a sua exclusão.

Monalisa Leal Pereira

Jornalista | MTb/SC 01139




NOVIDADES

 

REVISTA

Revista nutriNews Brasil 3 TRI 2021

ARTIGOS DA REVISTA



 
 





Veja outras revistas



 

Cadastro Newsletter nutriNews Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

nutriTips
nutriNews Brasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies