Destaques do agronegócio brasileiro | nutriNews Brasil Destaques do agronegócio brasileiro | nutriNews Brasil
 
18 ago 2021

Destaques do agronegócio brasileiro

Destaques do agronegócio brasileiro

O desempenho do agronegócio brasileiro é notório. Segundo a Embrapa, o Brasil alimenta cerca de 800 milhões de pessoas. Veja na Tabela 1, a posição do Brasil na produção e exportação das principais commodities agrícolas no mundo (soja, milho, açúcar, café, carne bovina, suína e de frango), segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

 

MILHO

Na safra 19/20, o Brasil foi o terceiro produtor e exportador mundial, com 102,6 milhões de toneladas e 34,9 milhões de toneladas exportadas. Na frente do Brasil estão os Estados Unidos e a China, com 360,2 e 260,67 milhões de toneladas produzidas, respectivamente.

A expectativa para a safra atual (2020/21) é de produção de 93,38 milhões de toneladas conforme o último boletim, divulgado em julho/21, quebra de 9,0%.

A revisão para baixo está relacionada à semeadura fora da janela ideal, em função dos atrasos da colheita e da semeadura da soja. As geadas de junho e julho, também afetaram a cultura, com destaque à produção de segunda safra, e novas revisões da produção não estão descartadas.

 

 

SOJA

Na safra 20/21, o Brasil produziu 135,9 milhões de toneladas com 82,9 milhões de toneladas exportadas, líder na produção e exportação da oleaginosa. Com o Brasil na primeira posição, os Estados Unidos e a Argentina ocupam o segundo e o terceiro lugar. Veja na tabela 3.

A expectativa para a próxima safra (2021/22), segundo o USDA, é de que a produção seja de 144 milhões de toneladas, aumento de 6% em relação à safra passada. A preocupação, no tentando, recai sobre a seca. A crise hídrica vivida pelo Brasil, pode afetar o plantio da cultura e frustrar essa expectativa.

 

CARNE BOVINA

Em 2020 o Brasil produziu 10,1 milhões de toneladas equivalente carcaça (tec) de carne bovina, exportando 2,54 milhões de tec (USDA). O Brasil ocupa o segundo lugar em produção e a primeira posição em exportação da commodity. Veja na tabela 4.

A expectativa para 2021 é de queda de 5,4% na produção e na exportação, com a produção estimada em 9,55 milhões de tec. O recuo está associado ao ciclo pecuário de preços, cuja característica é a menor oferta de fêmeas destinadas ao abate, resultando em menor produção de carne.

 

CARNE SUÍNA

Em 2020, o Brasil produziu 4,12 milhões de toneladas equivalente carcaça (tec) de carne suína, com a exportação de 1,27 milhões de tec. O Brasil é o quarto produtor mundial de carne suína, atrás de China e União Europeia. Veja na tabela 5. Para 2021, a expectativa é de que a produção aumente 3,8%, atingindo o volume de 4,3 milhões de tec.

 

 

CARNE DE FRANGO

Em 2020, o Brasil produziu 13,88 milhões de toneladas de carne de frango, com exportação de 3,85 milhões (USDA). O Brasil é o terceiro produtor mundial de carne de frango, ficando atrás de Estados Unidos e China. Veja na tabela 6.

Para 2021, a expectativa é que o Brasil ocupe o segundo lugar em relação a produção, com 14,15 milhões de toneladas, aumento de 1,9%, contra 14 milhões de toneladas produzidas pelo mercado chinês (USDA). Com relação à exportação, o Brasil ocupa a primeira posição, com grande diversificação de mercados consumidores. Além de exportações firmes, o consumo interno está firme, com o aumento nos preços da carne bovina e suína.

 

 

O desempenho do agronegócio brasileiro em 2021 é e tem sido pujante e se destacado na composição do Produto Interno Bruto nacional. Apesar do destaque da agropecuária, o Brasil precisa de investimentos, para manter, aumentar e consolidar a posição no mercado mundial.

 

Por: Felipe Fabbri  | Scot consultoria




NOVIDADES

 

REVISTA

Revista nutriNews Brasil 2 TRI 2021

ARTIGOS DA REVISTA



 
 





Veja outras revistas



 

Cadastro Newsletter nutriNews Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

nutriTips
nutriNews Brasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies