Ração líquida ou seca: qual impacto sobre o crescimento de leitões no desmame?
 
31 dez 2021

Ração líquida ou seca: qual impacto sobre o crescimento de leitões no desmame?

Em granjas convencionais, os leitões são desmamados com até 4 semanas de idade.Efeito da ração líquida No desmame, os leitões devem adaptar a um novo ambiente com novos irmãos da mesma ninhada e são expostos a uma retirada repentina do aleitamento e introduzidos em uma dieta baseada em vegetais menos digerível.

O período pós-desmame precoce está associado à estresse, baixo consumo de ração e baixo desempenho. Como consequência, mudanças rápidas na estrutura e função do intestino delgado são observadas no período pós-desmame imediato.

Efeito da ração líquida Essas mudanças incluem o encurtamento das vilosidades do intestino delgado e a redução da atividade enzimática, resultando em declínio da capacidade digestiva e de absorção. Devido a essas alterações, o período pós-desmame está associado a distúrbios intestinais, como diarreia e depressão do desempenho do crescimento.

O creep feeding é uma técnica alimentar utilizada para aumentar o ganho de peso dos leitões no período do desmame. Nessa técnica os leitões lactantes começam a receber uma dieta com alto teor nutricional quando ainda estão na maternidade e isso auxilia na preparação do seu sistema digestivo para a ingestão e aproveitamento de uma dieta sólida quando forem para a creche. O uso do creep feed auxilia os leitões na adaptação do consumo de alimento sólido mais cedo e estimula a produção de enzimas no aparelho digestivo do animal.

É uma prática comum oferecer aos leitões uma ração seca durante a amamentação para fazer os leitões se adaptarem aos alimentos sólidos antes do desmame e preparar o intestino para ingredientes vegetais.Efeito da ração líquida

Estudos observaram correlação positiva entre o consumo de ração pré-desmame e o consumo de ração no período pós-desmame imediato. No entanto, foi relado também que até 70% dos leitões deixam de consumir ração seca antes do desmame.

No desmame, os leitões que não consomem a ração passam por uma grande mudança nutricional ao mudar a dieta de leite para alimento sólido, o que pode resultar em diarreia pós-desmame. Portanto, é importante desenvolver estratégias de alimentação que estimulem o consumo de leitões lactantes.

Uma técnica que vem sendo estudada é a alimentação dos leitões lactantes com ração líquida antes do desmame. Estudos que investigaram o efeito da alimentação com ração líquida antes do desmame relataram que a oferta de creep feed na forma líquida, em comparação com a forma seca, aumentou o consumo de ração antes do desmame.

Efeito da ração líquida Um estudo recente conduzido na Dinamarca comparou o consumo de ração e a atividade das enzimas digestivas de leitões que receberam ração seca ou líquida antes do desmame. O fornecimento de creep feed na forma líquida aumentou o consumo de matéria seca do dia 10-18. A porcentagem de leitões que estavam consumindo ração foi semelhantes entre as dietas.

Entretanto, animais que consumiam a ração seca no creep feed apresentaram maior ganho médio diário (GMD) antes do desmame e maior peso corporal (PC) no dia 61. Em relação às enzimas, as atividades da lactase, maltase e sacarase na parte proximal do intestino delgado foi maior nos animais que consumiram ração seca.

Em síntese, podemos afirmar que:

Apesar do maior consumo de alimento em animais que consumiram a ração líquida no creep feed;

 

Animais que consomem ração seca têm melhor desenvolvimento intestinal.

 

Além disso, animais que consomem ração seca no creep feed apresentam maior desempenho no dia 61 pós-parto, indicando que se adaptaram mais facilmente para a fase de desmame.

 

Quer ficar por dentro dos cuidados da fase desmame de leitões?Efeito da ração líquida

Temos algumas matérias interessantes, confira!

Ferramenta inovadora para melhorar o desempenho de leitões após o desmame

Levedura probiótica: Solução em porcas hiperprolíferas; melhora de peso dos leitões e redução da mortalidade na lactação

 




NOVIDADES

 

REVISTA

Revista nutriNews Brasil 3 TRI 2021

ARTIGOS DA REVISTA



 
 





Veja outras revistas



 

Cadastro Newsletter nutriNews Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

nutriTips
nutriNews Brasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies