Embrapa lança livro sobre consumo de água na pecuária

18/10/2019

Mercado Pesquisa Tendência

Com a participação de especialistas nacionais e internacionais, a Embrapa Pecuária Sudeste, lança o livro Produção Animal e Recursos Hídricos: Tecnologias para manejo de resíduos e uso eficiente dos insumos.

A publicação traz experiências de consumo de água na pecuária do Brasil, Argentina e México. Além disso, são discutidos o manejo de resíduos animais e sua utilização como fertilizante, o reuso da água e tecnologias de tratamento disponíveis e as novas visões e abordagens da produção animal com o objetivo de agregar valor ambiental à atividade.

Para o pesquisador Julio Palhares, editor técnico do livro, a sociedade está cada vez mais preocupada com questões relacionadas à eficiência hídrica do produto, forma de uso da terra e emissões de gases de efeito estufa na produção, processamento e distribuição dos alimentos consumidos.

A produção animal é uma das atividades agropecuárias mais contestadas quanto ao seu impacto ambiental e, particularmente, à forma como utiliza a água. Portanto, os atores da cadeia da carne têm a responsabilidade de desenvolver ações que promovam a eficiência hídrica da pecuária, bem como de compartilhar experiências com a sociedade e compactuar com as diretrizes hídricas ”, destaca Palhares.

Para ele, os responsáveis pela produção animal devem internalizar e exercitar o manejo da água em sua rotina produtiva, realizar a gestão hídrica dos produtos e serviços e, ainda, comunicar para a sociedade suas ações.

A publicação contribui com informações, práticas, processos e tecnologias para que a agropecuária use a água de forma eficiente e sustentável.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Rui Machado, trata-se de uma obra única na literatura brasileira.  “Pontua os desafios hídricos e ambientais presentes e futuros, a fim de que as instituições de pesquisa e os setores público e privado tenham subsídios para delinear, propor e implementar programas e políticas que promovam a produção de produtos de origem animal com qualidade ambiental”, ressalta Machado.

O livro está disponível para acesso gratuito na página eletrônica da Embrapa Pecuária Sudeste no menu Publicações: www.embrapa.br/pecuaria-sudeste . Acesse aqui o pdf.

Assessoria de comunicação da Embrapa Pecuária Sudeste

 

Deixe seu comentário