Extrato de levedura melhora o desempenho de leitões após o desmame Extrato de levedura melhora o desempenho de leitões após o desmame
 
13 jul 2021

Ferramenta inovadora para melhorar o desempenho de leitões após o desmame

get_the_title



O uso de proteínas funcionais em dietas pós-desmame já é praxe em dietas pré-iniciais de suínos, trazendo resultados promissores. A proteína funcional deve ser palatável, ter alta digestibilidade, estimular o desenvolvimento rápido do trato gastro intestinal e melhorar a imunidade do leitão.

extrato de leveduraA Phileo by Lesaffre investiu em pesquisa e desenvolvimento de um extrato de levedura premium (ProSAF), que é único quando comparado aos extratos e compostos de levedura disponíveis no mercado. O produto é proveniente de uma fermentação primária de uma cepa de levedura específica de panificação, produzida de maneira padronizada, sendo feita a hidrólise, solubilização e purificação. ProSAF é produzido em fábricas de grau alimentício, o que garante que o produto seja consistente, seguro e 100% rastreável.

extrato de levedura

As características distintas de ProSAF incluem um mínimo de 63% de teor de proteína com alta digestibilidade de aminoácidos (Tabela 1), somado a níveis de 7,7% de ácidos nucleicos totais e 10,9% de ácido glutâmico.

extrato de levedura

Tabela 1. Digestibilidade ileal padrão do ProSAF (SID) para leitões desmamados (teste Schothorst, 2018, Países Baixos.

 

Alta Digestibilidade

A alta digestibilidade de aminoácidos do ProSAF é explicada pela sua composição de peptídeos. Aminoácidos podem ser transportados através da membrana das células epiteliais intestinais, seja em forma livre, ou na forma de dipeptídeos, e ou, tripeptídeos. Diversos autores provaram que a absorção dos dipeptídeos e tripeptídeos tem retenção mais rápida.

ProSAF também possui uma predominância de peptídeos de baixo peso molecular; 95% do produto é classificado abaixo de 3,6 kDa, 45% sendo menor que 1,9 kDa, melhorando a retenção e absorção (Figura 1).

extrato de levedura

O alto teor de ácido glutâmico de ProSAF de 10,9% é importante, não apenas na palatabilidade, mas também no desenvolvimento intestinal e, consequentemente na performance. Dos 20 aminoácidos livres no leite da porca, o ácido glutâmico é o mais abundante, sendo mais do que 50% dos aminoácidos presentes.

extrato de leveduraOs altos níveis de ácido glutâmico ajudam a melhorar a palatabilidade em dietas pré-iniciais. A Glutamina é um nutriente essencial para o intestino, o uso de glutamina total pelos tecidos é de aproximadamente 30%. Na fisiologia intestinal, a glutamina é relacionada a renovação de enterócitos, na regulação das junções oclusivas e está envolvida na supressão de sinais pró-inflamatórios, protegendo as células de estresses e morte celular.

Diversos estudos, sugerem que nucleotídeos de dietas podem afetar o trato gastrointestinal ao promover a renovação celular, promover o equilíbrio da microbiota intestinal e ativando as células imunológicas.

Embora nucleotídeos sejam sintetizados de forma endógena, foi sugerido que uma dieta suplementar com nucleotídeos pode ter impacto benéfico no crescimento do intestino delgado, desenvolvimento do metabolismo lipídico e da função hepática.

ProSAF traz um impacto positivo com sua composição de 7,7% dos nucleotídeos totais em leitões jovens, quando usado antes do pós-desmame.

 

Benefícios comprovados em dietas pós-desmame

De forma geral, ProSAF tem seu melhor desempenho com a inclusão de 2% nas dietas pré-iniciais (normalmente usadas durante as duas primeiras semanas após o desmame), passando para 1% de inclusão na segunda dieta (duas semanas após a primeira dieta).

extrato de leveduraO programa de inclusão por dieta irá depender do programa de nutrição da granja, um fato que a pesquisa da Phileo by Lesaffre concluiu que o benefício completo de ProSAF é alcançado quando leitões são capazes de consumir entre 160g e 200g de produto nos primeiros 28 dias após desmame.

 

extrato de leveduraResultados dos testes

Os resultados dos seguintes três testes demonstram a capacidade que ProSAF tem de aumentar o desempenho e saúde do leitão, demonstrando acima de tudo, um bom retorno ao investimento.

extrato de leveduraNo primeiro teste, 192 leitões ao desmame (dia 0, aproximadamente 23 dias de idade) foram submetidos a um de quatro diferentes tratamentos:

  • T1: controle da dieta,
  • T2: ProSAF 1% e 0,5%
  • T3: ProSAF 2% e 1%, e
  • T4: ProSAF 4% e 2%.

Todos os grupos tratados tiveram ProSAF na sua dieta nos primeiros 28 dias pós-desmame.

O estudo se manteve até o fim da fase inicial, quando os animais atingiram 65 dias de idade. Do dia 52 ao 65, todos os animais receberam a mesma dieta. Durante os testes, os animais consumiram ração farelada e todas as dietas foram isocalóricas.

Os resultados apresentaram que animais do grupo T3 (inclusão de 2% na primeira dieta e 1% na segunda dieta) tiveram um melhor ganho de peso médio diário (GPD) (+12%), melhor taxa de conversão alimentar (CA) (-4%) e peso corporal final (PF) maior (+7%, equivalente a mais 1,57kg no final do período inicial), como mostrado nas Figuras 2,3 e 4.

extrato de levedura
extrato de levedura
extrato de levedura

Esse resultado garantiu um retorno ao investimento (ROI) de 3,5:1 para o grupo ProSAF sob a taxa de inclusão T3. O desempenho elevado foi parcialmente atingido como consequência da melhoria inicial alcançada pelos leitões tratados com ProSAF, em relação ao grupo controle.

Desde o começo do estudo, estes animais registraram maior consumo de ração (+10% nos primeiros 14 dias pós-desmame) e uma média diária de ganho mais rápida (+36%). Isso sugere que as propriedades funcionais do ProSAF não apenas auxiliaram a fornecer uma dieta mais saborosa, mas como também houve o desenvolvimento mais rápido do intestino, levando a maior eficiência pós desmame.

extrato de leveduraNo segundo estudo, 144 leitões, desmamados aproximadamente aos 20 dias, foram aletoriamente divididos entre os seguintes tratamentos:

  • T1: Dieta Controle,
  • T2: Plasma (4% para os primeiros 9 dias e 2% nos próximos 12 dias (Figuras 5 e 6).
extrato de leveduraextrato de levedura

 

Os animais foram alimentados à vontade com ração farelada. Todas as dietas foram isocalóricas e isonutrientes. Ambos os grupos de controle positivo (ProSAF 2% e 1% e Plasma 4% e 2%), apresentaram performance similares, numericamente superiores ao controle negativo com relação ao ganho médio diário e peso corporal final aos 42 dias de idade.

extrato de leveduraSeguindo o mesmo sistema que o estudo anterior, os leitões que receberam ProSAF tiveram um início mais rápido na dieta pré-inicial, alcançou maior consumo de ração (+12%) e melhor ganho diário médio (+23%) em comparação com a dieta controle.

O terceiro teste foi realizado em uma fazenda que estava sob um grande desafio de saúde. Os animais obtiveram o suplemento de ProSAF (2 ou 4%) por 15 dias após o desmame.

A suplementação de ProSAF reduziu o número de animais sacrificados após o desmame em 60% (Figura 7).

 

A melhora da resistência do animal pode ser explicada devido ao impacto de ProSAF em estimular a saúde intestinal e bem estar geral.

Conclusão

extrato de leveduraProSAF é um extrato de levedura purificado com uma composição diferenciada, em comparação aos produtos no mercado.

A combinação dos componentes funcionais ativos, boa palatabilidade, perfil de aminoácidos e alta digestibilidade, fornece uma ferramenta inovadora e rentável para o uso em dietas pós-desmame de leitões, de formas a aumentar o consumo de ração, melhoria da saúde intestinal e evolução do desempenho do leitão.

Referências do autor encontram-se disponíveis sob pedido.




NOVIDADES

 

REVISTA

Revista nutriNews Brasil 2 TRI 2021

ARTIGOS DA REVISTA



 
 





Veja outras revistas



 

Cadastro Newsletter nutriNews Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

nutriTips
nutriNews Brasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies