Minerais e luz verde na incubação x problemas locomotores em frangos Minerais e luz verde na incubação x problemas locomotores em frangos
 
26 fev 2021

Fontes de minerais e luz verde durante a incubação influenciam nos problemas locomotores de frangos de corte?

O que influencia mais na qualidade de pernas de frangos de corte, a exposição a luz durante a incubação, ou a nutrição com macro e minerais? Pesquisadores da Wageningen University and Research responderam essa pergunta em artigo recém-publicado.

 

Problemas locomotores em frangos de corte se tornaram um gargalo na avicultura moderna. Atualmente, é possível produzir frangos de corte de forma rápida e com alta eficiência, porém, ao final do período produtivo, podem ocorrer diversos problemas locomotores que afetam negativamente o bem-estar das aves. Essas desordens locomotoras resultam em dificuldade de acesso a água e alimento, o que consequentemente leva a maiores taxas de mortalidade e perdas ao abate.

Segundo os autores, diversos fatores afetam o desenvolvimento do esqueleto das aves, porém, pode-se destacar dois pontos principais, luminosidade durante a incubação dos ovos e os macro e microminerais incluídos na dieta durante o crescimento das aves.

Deste modo, o objetivo da pesquisa foi investigar o efeito da luz LED verde durante a incubação e as fontes de macro e microminerais da dieta durante a criação, no desempenho e em fatores relacionados a locomoção das aves.

Foram realizados 8 tratamentos, incluindo, luminosidade durante a incubação (LED verde x escuridão completa), fonte de macrominerais (orgânico x inorgânico) e microminerais (orgânico x inorgânico). Foram utilizados 2400 ovos de Ross 308.

Efeito da luz verde na incubação
Foi observado que a luz de LED verde durante a incubação influenciou positivamente no peso corporal aos 10 e 42 dias de idade, e melhorou a conversão alimentar de 0 a 10 dias de idade e de 0 a 42 dias. Porém, não houve diferença entre os frangos que foram incubados na escuridão total e com luz de LED verde para os parâmetros peso corporal pós-eclosão (dia 0), consumo de ração de 0 a 10 dias, e 29 a 42 dias de idade. Ttambém não foi observado diferença na mortalidade das aves.

Não houve diferença estatística entre os frangos provenientes de ovos incubados sob iluminação de luz de LED verde e na escuridão para os aspectos morfológicos, biofísicos e mecânicos observados aos 42 dias de idade. Apesar desses resultados, a taxa de claudicação dos frangos provenientes de ovos incubados sob luz verde foi maior aos 34 e 39 dias de idade.

Fontes orgânicas ou inorgânicas de minerais

Em relação aos macrominerais, a fonte orgânica resultou em maior peso corporal aos 28, 35 e 42 dias de idade e melhor conversão alimentar de 0 a 42 dias de idade. Para os microminerais, a fonte orgânica resultou em aumento de peso corporal apenas aos 21 e 28 dias, a conversão alimentar foi melhor de 0 a 42 dias de idade e de 28 a 42 dias. Assim como para os tratamentos de iluminação, as fontes de minerais não influenciaram na mortalidade.

Em relação aos aspectos morfológicos, biofísicos e mecânicos avaliados aos 42 dias de idade, os pesquisadores observaram que as fontes orgânicas de macro e microminerais levaram ao aumento do comprimento da tíbia. Além disso, as aves alimentadas com fontes orgânicas de macrominerais apresentaram, maior volume ósseo e total da tíbia, maior conteúdo mineral e densidade tibial, e maior força máxima da tíbia, o mesmo ocorreu para resistência a deformação da tíbiarigidez da tíbia e força necessária para fraturar a tíbia,  em relação as aves alimentadas com macrominerais inorgânicos.

 

Os autores concluíram que o “uso da luz de LED verde durante a incubação, macro e microminerais orgânicos na dieta resultaram em maior ganho de peso corporal de frangos de corte” quando comparados a ovos incubados na escuridão e fontes de minerais inorgânicos. No entanto, apenas macrominerais orgânicos afetaram positivamente a maior parte dos aspectos observados na morfologia, biofísica e características mecânicas da tíbia. Isso sugere, as fontes orgânicas de macro minerais parecem ser mais importantes para o desenvolvimento ósseo do que os microminerais. No entanto, os efeitos dos minerais nas patologias de locomoção parecem ser apernas marginais.

 

O artigo completo pode ser lido em: Effects of green light emitting diode light during incubation and dietary organic macro and trace minerals during rearing on tibia characteristics of broiler chickens at slaughter age

GÜZ, B. C. et al. Effects of green light emitting diode light during incubation and dietary organic macro and trace minerals during rearing on tibia characteristics of broiler chickens at slaughter age. Poultry science, v. 100, n. 2, p. 707-720, 2021.




NOVIDADES

 

REVISTA

Revista nutriNews Brasil 2 TRI 2021

ARTIGOS DA REVISTA



 
 





Veja outras revistas



 

Cadastro Newsletter nutriNews Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

nutriTips
nutriNews Brasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies