Genética e nutrição como aliadas na produção sustentável de suínos
 
30 set 2021

Genética e nutrição como aliadas na produção sustentável de suínos

Ao melhorar a escolha genética e nutrição dos suínos, uma equipe do laboratório de Genética, Fisiologia e Sistemas Pecuários (GenPhySE) do centro INRAE ​​Occitanie-Toulouse mostra que é possível reduzir o impacto ambiental da suinocultura.

 

Como atividade produtiva, a suinocultura também contribui para a poluição ambiental e as mudanças climáticas. A produção de ração animal usa grandes extensões de terra arável. Para reduzir esses impactos, uma importante ferramenta é melhorar a eficiência alimentar dos animais, ou seja, manter o ganho de peso com menor consumo de ração.

Esse ganho de eficiência pode ser alcançado tanto por meio da genética, pela seleção dos animais mais eficientes para se tornarem multiplicadores; ou através da nutrição, ajustando melhor as rações e a escolha da alimentação às necessidades dos animais. Essas necessidades variam dependendo da idade e do tipo genético dos animais. Certos tipos de recursos alimentares não permitem que os animais mais eficientes expressem melhor seu potencial de crescimento.

Nosso trabalho mostra que, combinando genética e nutrição, é possível reduzir significativamente os impactos ambientais e mudar os sistemas de produção de suínos em direção a uma maior sustentabilidade. ”Hélène Gilbert, diretora de pesquisa do laboratório GenPhySE (INRAE ​​/ Ecole Nationale Vétérinaire supervisão de Toulouse / Institut National Polytechnique de Toulouse).

 

Reduzir a pegada de carbono

Ao modelar as granjas, seus insumos (ração, energia, etc.) e suas produções (porcos, dejetos, etc.) a partir de perspectivas ambientais e econômicas, os pesquisadores quantificaram os impactos de diferentes cenários de seleção e criação, para encontrar aqueles que otimizassem o resultado econômico ao mesmo tempo em que reduz as desvantagens ecológicas.

Por exemplo, com uma ração de menor custo, a linha de animais mais eficiente teve um impacto ambiental reduzido em 7% e melhor eficiência econômica. Com alimentos com menor impacto ambiental ou combinando os dois critérios, menor custo e menor impacto, o benefício ambiental foi reduzido, respectivamente, em 4,9 e 4,3%. A alimentação que combina esses dois critérios atinge eficiência econômica semelhante para as linhas mais e menos eficientes.

Ser capaz de antecipar as relações entre o desempenho dos animais e os impactos ambientais e econômicos, permite antecipar as estratégias de seleção genética a serem implementadas para reduzir os impactos negativos e melhorar a sustentabilidade deste setor.

O uso combinado da genética e da nutrição permite, portanto, ajustar as rações às necessidades dos animais e compensar parcial ou totalmente as desvantagens genéticas dos animais mais eficientes ”Hélène Gilbert.

Esses primeiros resultados abrem perspectivas interessantes para orientar as escolhas de seleção e alimentação para sistemas de produção mais sustentáveis, integrando parâmetros ambientais aos aspectos econômicos. Também permitem pensar no melhor aproveitamento de recursos de menor qualidade nutricional, mas com menor impacto ambiental, como os subprodutos industriais, para a alimentação dos suínos menos eficientes.

Fonte: INRAE

 

Referências

Soleimani T., Gilbert H. (2020). Evaluating environmental impacts of selection for residual feed intake in pigs. Animal. DOI: https://doi.org/10.1017/S175173112000138X. Réf.HAL: hal-02880054
Soleimani T., Gilbert H. (2021). An approach to achieve overall farm feed efficiency in pig production: environmental evaluation through individual life cycle assessment. Journal of Life Cycle Assessment, https://doi.org/10.1007/s11367-020-01860-3
Soleimani T., Gilbert H. Combiner génétique et nutrition pour une optimisation économique et environnementale en production porcine – Une modélisation à partir de données individuelles pour améliorer la durabilité de la production. Journées de la Recherche porcine 2021. 6p
Soleimani T., Hermesch S., Gilbert H. (2021). Economic and environmental assessments of combined genetics and nutrition optimization strategies to improve the efficiency of sustainable pork production. Journal of Animal Science, 99, 1-14. doi:10.1093/jas/skab051




NOVIDADES

 

REVISTA

Revista nutriNews Brasil 3 TRI 2021

ARTIGOS DA REVISTA



 
 





Veja outras revistas



 

Cadastro Newsletter nutriNews Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

nutriTips
nutriNews Brasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies