Gramíneas: trunfo para pecuária, mas com falta de aminoácidos
 
03 maio 2021

Gramíneas: um trunfo para a criação de ruminantes, mas com falta de certos aminoácidos

O conceito de “fator limitante”, que é bastante conhecido na química ou bioquímica, também se aplica aos aminoácidos essenciais na engorda de bovinos, em um contexto onde o criador deseja maximizar o desempenho animal.

 

A pecuária enfrenta grandes desafios relacionados, entre outras coisas, ao aumento na demanda por produtos de origem animal em todo o mundo. Os sistemas de produção animal devem aproveitar o potencial único dos ruminantes para transformar recursos não alimentares, como os ricos em celulose, em produtos de alta qualidade para consumo humano.

No entanto, o perfil de aminoácidos da proteína alimentar fornecida por esses recursos celulósicos pode ser um dos fatores que limitam a produção animal. Portanto, quando os animais são alimentados com dietas ricas em gramíneas, a ingestão de metionina, um aminoácido essencial, muitas vezes não é suficiente e pode limitar a produtividade dos ruminantes alimentados com gramíneas.

Pesquisadores do INRAE (Institut national de la recherche agronomique) realizaram um estudo com o objetivo de avaliar o impacto da suplementação de metionina digestível no intestino (MetDI) no desempenho de bovinos em engorda em crescimento alimentados com dietas ricas em capim.

Como resultado, foi observado que, quando as dietas ricas em silagem de capim foram balanceadas com MetDI, o crescimento dos bovinos jovens foi maior do que o dos animais não suplementados (+ 8%; P = 0,02), com tendência para um aumento maior na alta (16,2% MAT) vs baixa (13,5 % MAT) nível de proteína (P = 0,10).

A eficiência alimentar e o uso de nitrogênio não foram significativamente afetados pela suplementação com MetDI (P> 0,05). Em contraste, certos indicadores plasmáticos, como concentração de ureia, abundância natural de 15N e turnover de proteína isotópica, sugeriram melhor utilização metabólica de aminoácidos quando a suplementação de MetDI foi aplicada à dieta rica em proteínas.

Este estudo mostrou que um desequilíbrio no fornecimento de um aminoácido específico (metionina) pode ter um impacto negativo no desempenho de bovinos jovens de engorda alimentados com dietas ricas em silagem de gramíneas e justifica a inclusão de recomendações de aminoácidos para ruminantes em crescimento.

O estudo completo pode ser encontrado aqui

Fonte: Institut National de la Recherche Agronomique |INRAE




NOVIDADES

 

REVISTA

Revista nutriNews Brasil 3 TRI 2021

ARTIGOS DA REVISTA



 
 





Veja outras revistas



 

Cadastro Newsletter nutriNews Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

nutriTips
nutriNews Brasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies