Ferro orgânico na dieta de poedeiras resulta em casca de ovo mais escura
 
23 nov 2021

Inclusão de ferro orgânico na dieta de poedeiras comerciais resulta em cascas mais escuras

get_the_title



casca do ovoA cor da casca do ovo é o resultado da deposição de pigmentos liberados dentro da glândula de casca durante a sua formação (Liu & Cheng, 2010) e, a cor avermelhada da casca do ovo está relacionada geneticamente, sendo dependente na deposição de protoporfirina-IX, um precursor do pigmento de casca que contém Fe (Jaap, et al., 1949).

A Yes, empresa que desenvolve soluções biotecnológicas para uma nutrição animal eficaz, segura e sustentável, realizou um ensaio em escala industrial na Granja Capri, na Cidade de Medellin – Colômbia, com o objetivo de avaliar a eficácia do uso de ferro orgânico (Yes-Minerals Ferro) como potencial melhorador da cor da casca de ovos. Os dados foram avaliados a campo e a qualidade dos ovos e o nível sérico de ferro em laboratório credenciado.

  • casca do ovoO protocolo utilizado foi a inclusão de ferro orgânico na dieta de poedeiras em produção, dieta postura 1, postura 2 e postura 3.
  • OS lotes 7, 8, 9, 10 e 19 receberam ferro orgânico na dieta (1,0 KG/TON) e foram avaliados entre dezembro de 2020 até março de 2021.
  • Foram analisados 600 ovos por lote de ensaio (7, 8, 9, 10 e 19) nos meses de dezembro de 2020, janeiro, fevereiro e março de 2021, totalizando 12.000 ovos examinados no período experimental.

Por meio do ensaio foi possível constatar uma diminuição na cor da gema analisada de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021. Porém, houve um aumento da cor da gema entre fevereiro e março de 2021. Pela tendência, este incremento deve ser progressivo com o tempo.

casca do ovoQuanto à coloração da casca, em dezembro de 2020 na avaliação de 600 ovos, 10% apresentavam casca escura, 75% medianamente escura e 15% casca clara. Em março de 2021, de 600 ovos avaliados, 62% apresentavam casca escura, 37% medianamente escura e 1% casca clara.

A casca de ovo constitui a principal e primeira embalagem do produto, além de funcionar como uma importante barreira contra a contaminação microbiana. Apesar de não ser uma indicação da qualidade interna ou influenciar o valor nutricional do ovo ela exerce um importante papel na preferência do consumidor e consequentemente nos preços do produto.

 

Sobre a Yes

casca do ovoA Yes, empresa de biotecnologia em nutrição animal, desenvolve e produz aditivos nutricionais como adsorventes de micotoxinas, prebióticos, minerais orgânicos, blends e derivados de leveduras com o objetivo de melhorar o desempenho e saúde dos animais. Todos os produtos estão de acordo com as mais rigorosas leis dos mercados mundiais, como Estados Unidos e Europa.

Fundada em 2008, a Yes tem escritório-matriz em Campinas/SP, quatro plantas de produção, uma em Lucélia/SP, uma em Novo Horizonte/SP, uma em Borá/SP e uma em Conceição da Barra/ES, um Centro de Logística e Distribuição em Lucélia/SP, outro em Cascavel/PR além da abertura, em 2020, de um novo CD localizado no México.

Atua em todo o Brasil, além de exportar para mais de 37 países, estando presente na América Latina, Europa, África, Oceania e Ásia. Desde 2016 a empresa faz parte do portfólio de investidas do fundo de investimentos Aqua Capital.




NOVIDADES

 

REVISTA

Revista nutriNews Brasil 3 TRI 2021

ARTIGOS DA REVISTA



 
 





Veja outras revistas



 

Cadastro Newsletter nutriNews Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

nutriTips
nutriNews Brasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies