Levedura seca pode ser reaproveitada em produtos voltados à nutrição animal

22/08/2019

Aditivos Nutrição Animal Nutrientes

Você sabe o que é uma levedura?  Sabia que se descartada de forma incorreta pode poluir o meio ambiente?

 

A levedura nada mais é que um micro-organismo pertencente ao reino dos fungos, como bolores e cogumelos, que possui capacidade de fermentação alcoólica e é um subproduto resultante da destilação fracionada do caldo de cana-de-açúcar fermentado, para a obtenção do álcool etílico.

A fermentação nas usinas resulta em um resíduo conhecido como vinhaça, uma suspensão de cor escura e viscosa, fonte de proteínas e nutrientes. Entretanto, o descarte incorreto deste resíduo pode contaminar o solo e os rios próximos às usinas. A cada litro de álcool produzido, sobram cerca de 30 gramas de levedura seca. Pode parecer pouco, mas se for considerado o volume total de produção de álcool no Brasil, que está estimado em 33,1 bilhões de litros para 2019, há um grande passivo ambiental nas usinas.

 

“A capacidade do meio ambiente de fazer a degradação natural dos resíduos dos processos industriais não acompanha a velocidade e quantidade produzida. Isso ocasiona, além de um desequilíbrio ecológico, contaminação do solo, rios e lençóis freáticos, pois este resíduo nada mais é que uma proteína e, em grande quantidade, resulta no aumento da presença de bactérias indesejadas”, diz Sidmeire Oliveira, coordenadora de qualidade da ICC Brazil, empresa pioneira na produção de soluções inovadoras para a nutrição animal à base de aditivos de levedura.

A ICC Brazil é uma empresa sustentável e aproveita, em seu processo produtivo, subprodutos oriundos das indústrias do setor sucroalcooleiro. “Desse material, retiramos as leveduras utilizadas em nossos produtos para a nutrição animal. O descarte consciente gera uma cultura de equilíbrio. Se você tem um subproduto com ricas propriedades e uma excelente solução para nutrição animal, por que não o aproveitá-lo?”, questiona Sidmeire.

A empresa tem parceria com cerca de 20 usinas fornecedoras de leveduras, que garantem a entrega dos produtos para os clientes, abastecendo o mercado de nutrição animal com uma proteína de alto valor funcional, prevenindo o descarte irresponsável no ambiente. Por ano, a ICC Brazil produz um volume médio de 65 mil toneladas de levedura, sendo que 70% da sua produção é destinada ao mercado internacional, para atender grandes clientes.

Mais informações: www.iccbrazil.com

Deixe seu comentário