Livro “Melhoramento Genético de Sorgo” acaba de ser disponibilizado
 
29 dez 2021

Livro “Melhoramento Genético de Sorgo” da Embrapa acaba de ser disponibilizado

Acaba de ser disponibilizado o livro “Melhoramento Genético de Sorgo” da Embrapa Milho e Sorgo, com download gratuito. Essa obra reúne informações de genética e melhoramento do cereal, buscando dar suporte ao crescimento da cultura no Brasil.

Livro “Melhoramento Genético de Sorgo”

O sorgo está entre as culturas mais plantadas em todo o mundo, em razão da sua versatilidade (grãos, forragem, biomassa, etanol, vassoura) e da sua alta digestibilidade para alimentação animal e humana.

Segundo Cícero Beserra de Menezes, editor técnico e pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, são apresentados métodos de melhoramento, esquemas de desenvolvimentos de populações, linhagens e híbridos, além de exemplos de seleção e avaliação de genótipos para estresses bióticos, como pragas, doenças e fungos, e abióticos, como o déficit hídrico.

A publicação possui 18 capítulos, reunidos em 547 páginas, com a contribuição de diversos pesquisadores e profissionais que são referência na cultura do sorgo no País.

A obra, segundo o editor, contribui para o treinamento de novos melhoristas e busca incentivar a criação de novas empresas de sementes, ensinando técnicas de seleção e desenvolvimento de cultivares tropicais de alto rendimento e tolerantes a estresses, como seca, alumínio, pragas e doenças.

De acordo com Frederico Ozanan Machado Durães, chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, conhecimentos técnicos sobre o cultivo e o manejo do sorgo são abundantes, e de fácil acesso a produtores, extensionistas e consultores.

“Mas quando se considera a literatura na área de genética e melhoramento, essas informações são escassas. Diante desse cenário, informações de pesquisa se fazem necessárias para alavancar a cadeia produtiva do sorgo”, enumera.

O livro está disponível na base de dados da Embrapa e pode ser baixado gratuitamente por meio do link: www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1138157/melhoramento-genetico-de-sorgo

 

Sorgo na nutrição animal

 

Na alimentação animal, o sorgo é usado como grãos inteiros ou como DDGS (grãos secos de destilaria com solúveis). O valor alimentar do sorgo é influenciado pelas condições de crescimento, características da semente e processamento do grão.

Os primeiros estudos em experimentos de alimentação de suínos e frangos de corte indicaram que as dietas à base de sorgo eram inferiores às dietas à base de milho no ganho médio diário, consumo médio diário de ração e ração por quilo de ganho. No entanto, estudos recentes não mostraram nenhuma diferença significativa entre a dieta à base de sorgo e a dieta à base de milho devido ao desenvolvimento de variedades de baixo teor de tanino.

Consequentemente, os produtores rurais devem ser educados sobre o valor nutritivo das variedades mais recentes de sorgo para remover o estigma associado às variedades mais antigas de sorgo com taninos.

Além disso, o problema com micotoxinas é relativamente menor no sorgo em relação ao milho, que é uma grande vantagem para o sorgo. O aumento dos níveis de lisina e triptofano no sorgo é extremamente valioso em termos de nutrição animal.

O sorgo é um excelente alimento para os animais. Embora o valor alimentar do sorgo seja em média 2% a 4% menor que o do milho, o preço do sorgo normalmente é menor em relação ao milho.

Livro “Melhoramento Genético de Sorgo” Além dos benefícios econômicos e ambientais (eficiência do uso da água) para o uso do sorgo, os cientistas estão melhorando seu valor alimentar por meio do melhoramento genético de plantas, maior compreensão das práticas agronômicas e melhores procedimentos de moagem e processamento.

 

 

Fonte da notícia: Embrapa Milho e Sorgo

Referências bibliográficas disponíveis mediante solicitação




NOVIDADES

 

REVISTA

Revista nutriNews Brasil 3 TRI 2021

ARTIGOS DA REVISTA



 
 





Veja outras revistas



 

Cadastro Newsletter nutriNews Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

nutriTips
nutriNews Brasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies