MAPA oficializa novo prazo para IN voltada para as fábricas de rações MAPA oficializa novo prazo para IN voltada para as fábricas de rações
 
04 ago 2021

MAPA oficializa novo prazo para IN voltada para as fábricas de rações

A Instrução Normativa (IN) nº 14 de 2016, foi prorrogada por meio da portaria número 369 de 22 de julho de 2021. A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última quarta-feira (28). A IN 14 altera a IN 65 e define as normas para as fábricas de rações, estabelecendo os critérios e os procedimentos para fabricação, comercialização e o uso de medicamentos na alimentação animal.

A publicação trouxe um novo prazo para a entrada em vigor da normativa, estabelecido em 18 de janeiro de 2022.

Segundo Marcelo Lopes, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), que divulgou o comunicado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tem trabalhado para publicar uma normativa exequível e por isso a revisão do texto. “Não há dúvida que o trabalho do MAPA para adequar alguns aspectos das normas que fiscalizam as fábricas de ração serão essenciais para otimizar o uso de antimicrobianos na produção nacional, visando assim atender as demandas dos mercados consumidores”. Lopes ressalta ainda que a entidade nacional busca trabalhar junto a pasta de forma construtiva e visando o fortalecimento da suinocultura brasileira.

Embora a prorrogação esteja oficializada pela Pasta, a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, ressalta que é necessário que a suinocultura continue debatendo e aperfeiçoando o conhecimento sobre o tema fábrica de ração. “Foi pensando em levar informação técnica e de qualidade que este ano a ABCS entrega a cadeia a série “Informativo Fábrica de Ração” e as apresentações do consultor Stefan Rohr, médico veterinário, especialista em alimentação animal. A proposta da ABCS é orientar os produtores, para juntos aprimorarmos a área de alimentação animal, que é tão relevante para o setor suinícola”.

A nutriNews fez um especial sobre medidas nutricionais para redução do uso de antimicrobianos para aves, suínos e ruminantes, não perca!

Fonte: Associação Brasileira de Reciclagem Animal | ABRA




NOVIDADES

 

REVISTA

Revista nutriNews Brasil 2 TRI 2021

ARTIGOS DA REVISTA



 
 





Veja outras revistas



 

Cadastro Newsletter nutriNews Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

nutriTips
nutriNews Brasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies