Suplementação com parede celular de levedura melhora qualidade do ovo
 
30 jun 2021

Melhora da produção e qualidade de ovos com suplementação de parede celular de levedura

get_the_title



AUTOR(ES)

Liliana Borges

P&D, ICC Brazil

Melina Bonato

P&D, ICC Brazil

Parede celular de leveduraA produção de galinhas poedeiras tem alcançado níveis elevados de produtividade, resultado das inovações tecnológicas do setor e da evolução constante em áreas específicas como genética, nutrição e saúde. Essa alta demanda é impulsionada continuamente pela crescente procura dos consumidores de ovos, que buscam cada vez mais produtos de boa qualidade, produzidos com aditivos naturais na alimentação, saúde e bem-estar animal.

A alta produção de galinhas poedeiras está sujeita a desafios que podem interferir diretamente na saúde e imunidade intestinal das aves, tornando-as suscetíveis aos efeitos nocivos de bactérias patogênicas, micotoxinas, estresse ambiental etc., fatores que podem influenciar negativamente a produtividade e a qualidade dos ovos. As toxinas bacterianas e micotoxinas podem translocar para alguns órgãos e alterar o metabolismo, causando problemas de saúde às aves e contaminando seus ovos, o que resulta em um problema de segurança alimentar.

A integridade intestinal é um indicador da eficiência da barreira protetora formada pelo trato gastrointestinal, que impede a translocação paracelular de compostos indesejados, como micotoxinas e patógenos do lúmen intestinal para a lâmina própria e, subsequentemente, para a corrente sanguínea. Assim, quanto menos permeável for a barreira da mucosa, menor será a passagem destes compostos. Nesse contexto, o efeito do MOS na aglutinação das bactérias patogênicas contribuirá diretamente para a melhor integridade das vilosidades, ou seja, a permeabilidade intestinal é reduzida, favorecendo uma barreira protetora contra bactérias e micotoxinas na corrente sanguínea.

As β-glucanas fornecem imunomodulação das respostas do sistema imunológico inato por meio da estimulação da produção de citocinas, que desencadeia um aumento do número de células fagocíticas (também chamadas de células apresentadoras de antígeno). Esse estímulo promove uma resposta mais rápida e eficiente do sistema imunológico inato e específico do animal. As β-glucanas também podem aglutinar micotoxinas por ligações de hidrogênio e forças de Van der Walls.

Parede celular de levedura
Os aditivos alimentares à base de levedura são uma alternativa natural, segura e benéfica para a produção da indústria de ovos. Está cientificamente comprovado que esses aditivos têm ação eficaz contra bactérias patogênicas e micotoxinas, principalmente devido à presença de β-glucanas e MOS na parede celular. A suplementação da parede celular de levedura tem sido usada como uma alternativa aos antibióticos melhoradores de desempenho, principalmente após o surgimento de questões sobre o uso de níveis subterapêuticos de antibióticos e o potencial de desenvolvimento de resistência microbiana.
parede celular de leveduraEmbora não existam muitos estudos relacionando os efeitos da parede celular da levedura com a qualidade dos ovos e o desempenho de poedeiras, seus benefícios são conhecidos em diversos parâmetros da produção animal, principalmente em frangos de corte.
Um estudo realizado por Koiyama, et al. (2018) mostrou que a suplementação de parede celular de levedura apresentou efeitos benéficos no desempenho produtivo de poedeiras e melhorou a qualidade interna e externa dos ovos (Tabela 1). Galinhas poedeiras alimentadas com dieta suplementada com 450 ppm de parede celular de levedura apresentaram desempenho superior aos demais tratamentos (Tabela 1).

Tabela 1. Desempenho produtivo de galinhas poedeiras alimentadas com dietas contendo diferentes níveis de parede celular de levedura.
a,b Letras diferentes na mesma coluna indicam uma diferença significativa (P < 0,05).
1 SEM: Erro padrão da média.
2CA: Conversão alimentar.contendo diferentes níveis de parede celular de levedura.

A suplementação da parede celular de levedura, em todas as doses, foi capaz de melhorar a altura do albume e a unidade Haugh (P <0,05) nos ovos. Maiores espessuras da casca do ovo foram obtidas nos ovos de poedeiras alimentadas com a dieta com 450 ppm de parede celular de levedura, em comparação com o tratamento controle, entretanto, não diferiram significativamente dos valores relacionados as poedeiras alimentadas com os demais tratamentos (Tabela 2).

Parede celular de levedura
Parede celular de levedura

Tabela 2. Qualidade dos ovos de galinhas poedeiras alimentadas com dietas contendo diferentes níveis de parede celular de levedura.
a,b Letras diferentes na mesma coluna indicam uma diferença significativa (P < 0,05).
1 SEM: Erro padrão da média.

A suplementação com parede celular de levedura não melhorou a cor da gema. A resistência foi numericamente maior para o grupo com 450 ppm e a porcentagem de ovos não vendáveis foi melhor para o grupo suplementado com parede celular de levedura a 900 ppm; no entanto, nenhum efeito significativo entre os tratamentos foi encontrado (P> 0,05) (Tabela 2).

Parede celular de levedura

Um programa de manejo que inclui nutrição balanceada, redução de fatores de estresse, boas práticas de gestão/manejo, vacinas, boas condições sanitárias e promoção do bem-estar animal pode melhorar significativamente a produção  e a qualidade dos ovos. A adição de aditivos alimentares que atuam diminuindo a contaminação por patógenos, modulando as respostas imunológicas, ligando as micotoxinas e mantendo a integridade intestinal, proporcionará ao animal maior capacidade de enfrentar aos desafios e proporcionar um produto final mais seguro para os consumidores.




NOVIDADES

 

REVISTA

Revista nutriNews Brasil 3 TRI 2021

ARTIGOS DA REVISTA



 
 





Veja outras revistas



 

Cadastro Newsletter nutriNews Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

nutriTips
nutriNews Brasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies