Negociações para aumentar exportação de peixes de cultivo
 
12 jul 2021

Negociações para aumentar exportação de peixes de cultivo

Negociações para aumentar exportação de peixes de cultivo

Negociações para aumentar exportação de peixes de cultivo

A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) intensifica negociações com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (APEX Brasil) para fomentar o comércio internacional de peixes de cultivo. As conversações entre as instituições já ocorrem há pelo menos dois anos e avançaram para ações efetivas do projeto setorial Peixe BR/APEX Brasil para o fomento da piscicultura brasileira no exterior.

No início de julho, por exemplo, Peixe BR e APEX Brasil fizeram duas reuniões com representantes de empresas associadas para tratar especificamente de tilápia e de peixes nativos, avaliando ações e países-alvo. “A participação foi expressiva, o que demonstra o interesse das empresas em expandir sua presença em mercados importantes”, destaca Francisco Medeiros, presidente executivo da Peixe BR.

O dirigente explica que estão programados novos encontros com a APEX Brasil para o avanço das tratativas, que definirão os países-alvo e as principais ações do projeto setorial para aumento da exportação de peixes de cultivo.

“Este é um movimento relevante. O Brasil produz peixes de cultivo de qualidade e tem potencial de vendas em diversos países. O mercado global está crescendo e precisamos estar preparados para conquistar uma parcela”, ressalta Francisco Medeiros.

O presidente executivo da Peixe BR convida outras empresas associadas a se juntar a esse movimento e também participar do mercado internacional de peixes de cultivo.

No primeiro trimestre de 2021, as exportações da piscicultura brasileira totalizaram US$ 3,2 milhões, apresentando aumento de 2% quando comparadas com o mesmo período de 2020. Quando analisado em peso, o aumento verificado no primeiro trimestre de 2021 foi de 8,4%, atingindo 1.766 toneladas (Figura 1).

A análise mensal das exportações no primeiro trimestre de 2021 indica um crescimento ao longo do período, sendo março o mês com maior volume exportado: US$ 1,4 milhão (Figura 2). Essa distribuição das exportações entre janeiro e março difere da verificada no primeiro trimestre de 2020, quando janeiro foi o mês de maior volume exportado.

 

Fonte: Peixe BR




NOVIDADES

 

REVISTA

Revista nutriNews Brasil 3 TRI 2021

ARTIGOS DA REVISTA



 
 





Veja outras revistas



 

Cadastro Newsletter nutriNews Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

nutriTips
nutriNews Brasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies