Obra reforça a importância da pecuária em elevar o bem-estar animal

23/10/2019

Bem Estar Formação

A MSD Saúde Animal, por meio do programa Criando Conexões – voltado ao bem-estar animal – anuncia o apoio ao lançamento da 8a edição do Manual de Boas Práticas de Manejo no Curral, idealizado pelo Grupo Etco (Grupo Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal), ligado à Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp. O apoio reforça o propósito da farmacêutica de atuar repaginando a pecuária e elevar o bem-estar animal em diferentes esferas.

 

A obra, escrita pelo professor da Unesp de Jaboticabal/SP, Mateus Paranhos, e pelos professores e pesquisadores Janaína da Silva Braga, Adriano Gomes Páscoa e Maria Camila Ceballos.

 

Para nós é fundamental a disseminação de conhecimentos técnicos aos profissionais a fim de potencializar o desenvolvimento de novas práticas na pecuária. O nosso apoio a essa iniciativa segue nossas premissas de trabalhar pela ciência para animais mais saudáveis”, diz afirma Rinaldo Felicio, gerente de Contas Estratégicas da unidade de Ruminantes da MSD Saúde Animal.

Os manuais agregam dicas concisas e objetivas relacionadas a assuntos pertinentes ao setor, como transporte, vacinação, cria, identificação, projeto e construção do curral e embarque. A edição de lançamento traz também conceitos básicos de manejo, resolução de problemas da rotina no curral como distância de fuga (que é a distância que o animal permite que o peão se aproxime), (ponto de equilíbrio, relacionado ao posicionamento do peão para indicar para onde ele quer que o animal vá, entre outros. “Todas as edições têm uma linguagem simples e direta com distribuição gratuita. Esta edição terá 20 mil exemplares graças ao apoio de importantes empresas do setor”, comemora o professor Mateus Paranhos.

 

A publicação digital está disponível no site www.grupoetco.org.br/index.html , que reúne também as sete edições anteriores (Bezerros ao nascimento; Curral — projeto e construção –; Embarque; Identificação; Transporte; Vacinação; e Confinamento). Além da MSD Saúde Animal a obra publicada tem o apoio da Friboi.

 

Criando Conexões
O programa Criando Conexões é uma plataforma global da MSD Saúde Animal focado em bem-estar animal para a pecuária e tem o objetivo de aprimorar o manejo do gado, utilizando uma técnica única, chamada “sem nada nas mãos”. A iniciativa avalia o instinto e o comportamento dos bovinos, melhorando a relação entre manejadores, os animais e o ambiente de trabalho da fazenda.
A técnica foi desenvolvida nos Estados Unidos pelo vaqueiro Bud Williams e aperfeiçoada pelo veterinário Tom Noffsinger, que lhe deu base científica. Com apenas quatro anos no Brasil, o Programa Criando Conexões mantém hoje 25 pessoas na equipe, com um total de cerca de mais 100 fazendas — número que equivale a aproximadamente 3,5 milhões de cabeças de gado manejadas e mais de três mil pessoas qualificadas.
Assessoria de Comunicação da MSD

Deixe seu comentário