Minerais orgânicos melhoram o desempenho produtivo em frangos
 
05 out 2021

Os minerais orgânicos melhoram os parâmetros de desempenho produtivo e diminuem a incidência de pododermatite em frangos de corte

get_the_title



AUTOR(ES)

Verônica Lisboa

Gerente de Produtos, Yessinergy

Juliana Bueno

Diretora de P&D, Yessinergy

Os animais de produção necessitam receber suplementação mineral de modo a atender suas necessidades de macro e micro minerais. Estes elementos participam de quase todas as vias metabólicas do organismo animal, ou seja, exercem funções vitais no organismo, além disso também estão relacionados com aumento do desempenho e/ou produtividade animal.

minerais orgânicosA suplementação mineral em dietas animais é comumente feita na forma inorgânica. Esta prática encontra importantes limitações no que diz respeito ao aproveitamento destes elementos, devido às altas possibilidades de interações químicas dos minerais inorgânicos entre si e com outros componentes ao longo da passagem pelo sistema digestivo.

minerais orgânicosEssas interações os tornam menos disponíveis ao aproveitamento pelo organismo animal.

Como forma de compensar essa baixa biodisponibilidade, a suplementação com níveis acima das exigências nutricionais de cada espécie é uma prática comum.

O que favorece a maior excreção destes minerais no ambiente e aumenta os gastos do produtor.minerais orgânicos

A diminuição do impacto ambiental da atividade aliada ao objetivo de alcançar a melhor eficiência na produção de frangos de corte, possibilitada pelo constante melhoramento genético apresentado pela espécie, estimula, constantemente, investimentos em pesquisas que visam a obtenção de nutrientes mais biodisponíveis, de forma a

minerais orgânicospossibilitar um melhor aproveitamento pelo organismo animal e, ao mesmo tempo,

minerais orgânicosque minimizem os impactos ambientais gerados pela atividade.

Os minerais orgânicos quelatados e seus benefícios sobre a produção e desempenho animal têm sido amplamente estudados nas últimas décadas, destacando-se pela sua maior biodispobibilidade devido à maior estabilidade dos minerais na sua forma complexada com aminoácidos e peptídeos.

minerais orgânicosAssim, estes elementos poderão ser absorvidos, pelos mecanismos de absorção de minerais já conhecidos e, também, pelas vias de absorção das moléculas de aminoácidos e peptídeos.

Esta força está diretamente relacionada com as ligações químicas preferenciais entre os íons metálicos e os seus ligantes, sendo assim,

como exemplo o zinco apresenta maior afinidade por cisteína e quanto maior a afinidade, mais forte e estável é essa ligação.

Os ligantes multi- aminoácidos proporcionam essas ligações mais estáveis do que os quelatos com mono-aminoácidos.

A YESSINERGY oferece em seu portfólio uma ampla gama de minerais orgânicos produzidos sob o mais alto controle de qualidade e biotecnologia: Yes – Minerals Calcio, Yes – Minerals Cobalto, Yes – Minerals Cobre, Yes – Minerals Cromo, Yes – Minerals Ferro, Yes – Minerals Magnésio, Yes – Minerals Manganês, Yes – Minerals Selênio e Yes – Minerals Zinco.

Atualmente, a linha de minerais YES está em sua 3ª geração (G3), a qual evoluiu inicialmente pelo processo de micronização possibilitando atingir maiores níveis de quelação, o que rendeu uma patente verde para a Yes e um processo 100% sustentável.

A mais nova evolução foi aumentar em 37% a concentração  de minerais sem perder a qualidade em nível de quelação, constante de estabilidade e biodisponibilidade.

minerais orgânicosEstes três fatores e sua sinergia, constituem-se em características essenciais que devem ser consideradas em relação a qualidade do mineral orgânico.

Ainda, seguindo no propósito de fornecer as melhores soluções ao mercado de nutrição animal, a YESSINERGY oferece ao mercado blends de minerais orgânicos criteriosamente desenhados para atender as exigências nutricionais das principais genéticas mundiais:

minerais orgânicosO B-360 POULTRY, blend mineral para  alimentação animal  indicado para frangos  de  corte  e  perus e

minerais orgânicoso B- 360 BREEDERS, blend mineral para  alimentação animal  indicado para aves de postura e matrizes.

Em recente pesquisa (dados não publicados) realizada no Instituto SAMITEC (RS, Brasil) avaliando o efeito da substituição total das fontes de minerais inorgânicos pelo Blend de minerais orgânicos B-360 Poultry Poultry, composto pelos minerais
orgânicos: Yes – Minerals Zinco 22; Yes-Minerals Manganês 22, Yes –Minerals Cobre 22; Yes- Minerals Ferro 22, Yes-Minerals Selenio 5.000 e Iodo
sobre o desempenho de frangos de corte, o grupo alimentado com o blend de minerais orgânicos apresentou

minerais orgânicosmelhor conversão alimentar (Figura 1),

minerais orgânicos

Figura 1 Média da conversão alimentar de frangos de corte alimentados com o blend mineral B-360 Poultry em total substituição as fontes inorgânicas, aos 42 dias de idade. Médias seguidas por letras distintas diferem significativamente pelo teste de Duncan (p≤0,0043).

minerais orgânicosmaior viabilidade (Figura 2),

minerais orgânicos

Figura 2 Média da viabilidade de frangos de corte alimentados com o blend mineral B-360 Poultry em total substituição as fontes inorgânicas, aos 42 dias de idade.

minerais orgânicosmelhor índoce de eficiência produtiva (Figura 3),

minerais orgânicos

Figura 3 Média do índice de Eficiência Produtiva de frangos de corte alimentados com o blend mineral B-360 Poultry em total substituição as fontes inorgânicas, aos 42 dias de idade. Médias seguidas por letras distintas diferem significativamente pelo teste de Duncan (p≤0,0065).

minerais orgânicosalém da diminuição na incidência de pododermatite de escores mais graves (3 e 4) (Figura 4).

minerais orgânicos

Figura 4 Média da incidência de pododermatite, em seus escores mais graves (3 e 4), de frangos de corte alimentados com o blend mineral B-360 Poultry em total substituição as fontes inorgânicas, aos 42 dias de idade

Os excelentes resultados obtidos atestam a qualidade do B-360 Poultry e seus benefícios à produção animal. Os melhores índices de quelatação, constante de estabilidade e biodisponibilidade dos minerais que compõe o blend de minerais orgânicos foram diretamente refletidos no melhor desempenho apresentado pelos animais.

As diferentes ações exercidas pelos minerais no organismo dependem primeiramente de sua absorção no intestino e da sua distribuição nos diferentes tecidos do organismo animal.

Não basta, simplesmente fornecê-los nas dietas, mas oferecer minerais em quantidade e qualidade que atendam às necessidades nutricionais das diferentes espécies, para isso, o conhecimento acerca das fontes de minerais e suas características são fundamentais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




NOVIDADES

 

REVISTA

Revista nutriNews Brasil 3 TRI 2021

ARTIGOS DA REVISTA



 
 





Veja outras revistas



 

Cadastro Newsletter nutriNews Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

nutriTips
nutriNews Brasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies