Parceria entre ICC Brazil e USP para a instalação de um galpão experimental busca comprovar eficácia de produtos

01/10/2020

Nutrição Animal Pesquisa

O desenvolvimento de produtos para a saúde e nutrição animal é composto por uma série de etapas. Uma das mais importantes é a fase de testes, quando é comprovada a eficácia de cada produto, levando em consideração a saúde, bem-estar dos animais e a segurança alimentar. A ICC Brazil, empresa pioneira na produção de soluções inovadoras para a nutrição animal à base de aditivos de levedura, investe por ano aproximadamente R$ 1 milhão em pesquisa e desenvolvimento de novas soluções e mantém parcerias com universidades no Brasil e no exterior.

Uma delas é a Universidade de São Paulo (USP). No Campus de Pirassununga/SP, a ICC Brazil investiu em uma instalação experimental de aves, onde os estudos são coordenados pelo Prof. Dr. Lucio Francelino Araújo, que possui vasta experiência em produção de aves e suínos. Aproximadamente 20 profissionais são envolvidos nas pesquisas, sendo eles membros dos times de P&D e Comercial da ICC Brazil, alunos de doutorado, mestrado e graduação da USP, bem como colaboradores da universidade que ajudam no manejo dos experimentos, técnicos de laboratórios e professores.

Na nutrição animal, as pesquisas envolvem desde a influência de moléculas na estrutura e fisiologia das células do trato gastrointestinal, até o retorno financeiro que o produtor terá com a produção. Desta forma, as pesquisas realizadas fornecem embasamento para a melhora dos produtos, dosagem, forma de utilização e os benefícios que podem trazer.

“Buscamos a máxima eficiência do produto ou processo somado ao potencial que o animal pode fornecer para entregarmos ao produtor a rentabilidade que ele espera. Nos últimos anos, percebemos uma necessidade além do conhecimento de resultados de desempenho. Desta forma, buscamos melhor compreender o mecanismo de ação dos compostos dos produtos para promover a saúde e os ganhos que sempre vemos em nossas indicações. A nutrição está vinculada à saúde, ou seja, ingredientes e principalmente aditivos de qualidade que compõem uma dieta são capazes de proporcionar maximização dos índices de produção”, afirma Liliana Borges, Analista de P&D da ICC Brazil.

O processo de pesquisa inicia antes mesmo da chegada dos animais, onde o projeto é elaborado e as rações são formuladas atendendo às necessidades nutricionais em cada fase de crescimento/produção. Todo o galpão é organizado e as rações experimentais são preparadas no próprio campus. Iniciado o teste, é realizado o manejo diário padrão e de acordo com o objetivo de cada estudo, incluindo os desafios aplicados, são realizadas atividades em dias pontuais para que haja menor influência de outros fatores sobre os resultados. “Conseguimos fazer com que os animais absorvam os nutrientes de forma eficiente, proporcionamos a melhora do status imune e prevenção de doenças, desta forma, a consequente somatória é evidenciada através de respostas em melhora de saúde, ganhos de desempenho e produção”, observa Liliana.

As pesquisas relacionadas com soluções que melhorem a saúde e nutrição animal já são tradição na ICC Brazil, que desde sua fundação, em 1992, já realizou mais de 200 estudos com os produtos que asseguram qualidade e rentabilidade aos seus clientes.

Sobre a ICC Brazil

A ICC Brazil é uma empresa de soluções para saúde e nutrição animal. Reconhecida no Brasil e internacionalmente por ser inovadora, desenvolve produtos à base de levedura obtida através do processo de fermentação de cana-de-açúcar. Desde 1992, em parceria com Universidades e Centros de Pesquisa no Brasil e no exterior, mais de 200 estudos in vitro e in vivo foram realizadas em diversas áreas de produção animal atestando a qualidade e a eficácia dos produtos. http://www.iccbrazil.com/.

 

Deixe seu comentário