PERFECT CARCASS®: melhore a rentabilidade da produção de frangos PERFECT CARCASS®: melhore a rentabilidade da produção de frangos
 
25 maio 2021

Ferramenta para melhorar a rentabilidade da produção de frangos de corte: Perfect Carcass®

get_the_title



A cadeia produtiva de alimentos vem mudando rapidamente e o setor tem sido inspecionado frequentemente. A expectativa com relação à qualidade é cada vez mais alta, sendo que os aspectos mais importantes da qualidade da carne, na perspectiva do consumidor, estão relacionados à aparência do produto (cor), textura (maciez), sabor (infiltração lipídica, suculência), valor nutricional e, claro, comida segura.

O surgimento dos defeitos visuais decorre de interferências no processo que vão desde o alojamento até o abate e processamento. Estas interferências são multifatoriais e muitas vezes desconhecidas ou desprezadas dentro do processo.

Pensando nisso, a Zinpro desenvolveu a ferramenta Perfect Carcass®

 

Perfect Carcass® é mais que uma ferramenta, é um serviço de gestão oferecido exclusivamente aos clientes da Zinpro. Ele permite ao usuário identificar, quantificar e estimar o impacto econômico das lesões nas carcaças dos frangos.

 

E COMO FUNCIONA O PERFECT CARCASS®?

O conhecido consultor internacional de gestão, Peter Drucker, afirmou que “se você não pode medir, não pode melhorar”. Se queremos melhorar a eficiência de uma integração de frangos ou de qualquer outro sistema de produção avícola, devemos considerar que tipo de produto final estamos obtendo, quais são as deficiências mais importantes durante todo o processo e os custos inerentes a cada etapa.

No programa carcaça perfeita, o guia visual de lesões permite que o usuário identifique e categorize a severidade das lesões.

 

As lesões podem se apresentar na pele, músculos, esqueleto ou serem vasculares. As mais comuns são:

Pele: arranhões, rupturas, dermatites, celulite, pododermatite

Músculo: estriação branca, peito madeira, miopatias peitoral profunda e dorsal

Esqueleto: deslocamentos, fraturas, discondroplasia tibial

Vascular: sangramentos de um modo geral, hematomas

 

 

O programa reúne avaliações e resultados que apontam as áreas potenciais para melhorias. É possível estimar, através do tipo e do escore de cada lesão, o impacto econômico. O relatório pode oferecer recomendações para reduzir a incidência de cada tipo de lesão, por meio do manejo e nutrição, melhorando o desempenho das aves e a rentabilidade da operação

 

Os usuários também serão capazes de identificar problemas operacionais que estão levando a uma maior prevalência de lesões, tais como:

Longo tempo de jejum
Técnicas de apanha ineficientes ou inadequadas
Desidratação
Estresse térmico devido à área de espera inadequada
Pontos traumáticos durante o processamento

 

O período pré-abate representa muito pouco do período total de criação, mas é potencialmente aquele que imprime a maior parte das lesões nas avesAqui podemos citar o processo de carregamento, que demanda mão-de-obra intensiva e na maioria das vezes não recebe a devida importância, mas que deveria ser foco de treinamento constante.

 

Com o objetivo de reduzir este impacto negativo, a Zinpro desenvolveu o Catching Training Program – um treinamento de apanha em vídeo-aulas e também em formato de manual, com linguagem acessível ao público-alvo.

 

Vale ressaltar que é possível estabelecer uma associação entre algumas lesões e o bem-estar das aves na granja. Se os animais ficam excitados devido ao estresse de qualquer natureza, eles ficam mais agitados, causando arranhões, hematomas etc.

 

LESÕES
Arranhões são lesões típicas indicativas de desconforto e, consequentemente, podem aparecer as dermatites e celulite. O bem-estar não beneficia apenas as aves, se traduz em melhor desempenho e maior lucratividade. Importante enfatizar que, além disso, é um fator relevante aos olhos do consumidor em todo o mundo.

Na UE, por exemplo, a baixa incidência de pododermatite é considerada o padrão ouro para avaliação do bem-estar, apesar de não ser uma lesão que caracteriza estresse ou desconforto em todos os casos.

Neste assunto de pododermatite, a Zinpro se tornou referência por seus resultados positivos na redução da incidência desta lesão, quando as aves são suplementadas com Availa®Zn, complexo zinco-aminoácido da Zinpro.

 

GENÉTICA

É fato que a genética desempenha um papel importante na qualidade da carne, mas o manejo e a nutrição das aves podem ter um impacto significativo no produto final. Ao fornecer Zinpro Performance Minerals® às aves, reduz-se o aparecimento de lesões, especialmente as severas, e o risco de condenação da carcaça é menor, proporcionando um maior rendimento de massa na planta de processamento.

Em um estudo científico, conduzido com a Auburn University nos EUA, a porcentagem de lesões cutâneas das aves diminuiu de 42,7% (suplementação com sulfato de zinco) para 9,6% (suplementação com Availa®Zn, zinco-aminoácido da Zinpro).

Em mais de 30 avaliações científicas, os minerais da Zinpro, demonstraram melhoria de 30% na resistência da pele comparado aos tratamentos controles com outras fontes de minerais.

A suplementação com Availa®Zn, em um estudo conduzido também pela Auburn University, reduziu a incidência de pododermatite de 20% para 10%.

Oferecer Zinpro Performance Minerals® aumenta a resistência intestinal significativamente, reduzindo as contaminações das carcaças.

Zinpro Performance Minerals® também reduzem os problemas vasculares, como hematomas nas asas, de acordo com dados do Scottish Agricultural College no Reino Unido.

 

QUEM SE BENEFICIA COM A FERRAMENTA PERFECT CARCASS®?

Zinpro traz para o mercado uma ferramenta de valor agregado único, baseada na ciência. Fornece um diagnóstico claro da relação entre a saúde das aves pré-mortem e a qualidade da carcaça pós-morte. A utilização do programa oferece conexão entre os vários setores da indústria avícola, além de benefícios nas diferentes etapas do processo. O Perfect Carcass® transforma um diagnóstico visual em dados numéricos, maximizando a rentabilidade do capital investido. Ou seja, todos ganham!




NOVIDADES

 

REVISTA

Revista nutriNews Brasil 2 TRI 2021

ARTIGOS DA REVISTA



 
 





Veja outras revistas



 

Cadastro Newsletter nutriNews Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

nutriTips
nutriNews Brasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies