Matrizes pesadas ficam mais calmas quando alimentadas 2x ao dia
 
12 fev 2021

Pesquisa: Matrizes pesadas ficam mais calmas quando alimentadas duas vezes ao dia

Pesquisadores da Wageningen University & Research descobriram recentemente que matrizes pesadas que são alimentados duas vezes ao dia apresentam menos comportamento de forrageamento e bicadas e mais comportamento de alimentação e repouso. Além disso, algumas matrizes produziram mais ovos.

 

Em média, mais e mais as matrizes pesadas permanecem produtivas em idade avançada. Portanto, seria interessante se as aves pudessem permanecer nas granjas por mais tempo do que as 60 semanas habituais. Isso é sustentável e lógico de uma perspectiva econômica. Porém, em animais mais velhos, a qualidade da casca do ovo às vezes é inferior. É por isso que os pesquisadores da Wageningen Livestock Research decidiram investigar se a alimentação duas vezes ao dia tem um impacto na qualidade da casca do ovo. Essa medida teve efeitos positivos, mas não diretamente na casca do ovo.

Os nutrientes certos na hora certa

Geralmente, as matrizes pesadas são alimentados de manhã cedo. No estudo, um grupo de matrizes pesadas receberam ração regular em um único horário. Outro grupo foi alimentado duas vezes por dia com ração regular e outro grupo foi alimentado duas vezes por dia com ração especial pela manhã e à tarde (alimentação dividida). Segundo o pesquisador Rick van Emous: “O pressuposto é que, ao fornecer uma porção da comida matinal, os nutrientes podem não estar disponíveis na hora certa do dia para atender às necessidades das matrizes. Isso é especialmente verdadeiro para o cálcio, que é essencial para a formação da casca do ovo. A formação da casca do ovo começa à tarde ou no início da noite e dura cerca de 20 horas. Portanto, várias horas após o fornecimento da ração”.

Observamos um padrão de comportamento diferente entre os vários grupos de animais durante o dia. Os animais alimentados duas vezes ao dia estavam muito mais calmos. Eles forragearam e bicaram menos. Esses são sinais claros de melhoria do bem-estar animal.” Rick van Emous, pesquisador

Esta pesquisa demonstrou que os animais que receberam alimentação dividida botaram mais ovos. Além disso, a alimentação duas vezes ao dia e a alimentação dividida tiveram efeitos insignificantes na qualidade dos ovos incubáveis. Van Emous: “No entanto, observamos um padrão de comportamento diferente entre os vários grupos de animais durante o dia. Ambos os grupos de animais alimentados duas vezes ao dia ficaram muito mais calmos. Eles se alimentam e bicam menos. Esses são sinais claros de melhoria do bem-estar animal. ”

Sustentabilidade
No entanto, isso não resolve o problema original referente as cascas de ovo mais fracas produzidas por animais mais velhos. “Matrizes normalmente recebem cálcio e grãos grossos a partir das 40 semanas, para apoiar a formação da casca do ovo. Nós usamos animais com 50 semanas de idade e conduzimos essa pesquisa por mais de 10 semanas. Nos estudos seguintes, gostaria de monitorar as matrizes por um longo período de tempo para ver quais benefícios a alimentação dividida e a alimentação duas vezes ao dia podem trazer para a reprodução, qualidade dos ovos incubáveis e comportamento.”

Para Van Emous, seria bom alimentar as matrizes duas vezes por dia: “Até as matrizes jovens. É melhor para elas fisiologicamente e em termos de digestão. Bem como pelo seu comportamento e bem-estar. No longo prazo, seria bom ter matrizes com melhor bem-estar, cujas vidas podemos estender até 65 semanas.”

Link do artigo completo: Split-feeding en twice a day-feeding voeren bij vleeskuikenouderdieren

Fonte: Wageningen University & Research




NOVIDADES

 

REVISTA

Revista nutriNews Brasil 3 TRI 2021

ARTIGOS DA REVISTA



 
 





Veja outras revistas



 

Cadastro Newsletter nutriNews Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

nutriTips
nutriNews Brasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies