O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 0,53% no primeiro semestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
A pecuária foi o destaque dentro do resultado do PIB do agronegócio no acumulado deste ano. O segmento registrou alta de 4,65% nos primeiros seis meses de 2019, impulsionada pelo crescimento dos setores primários (10%), insumos (3,32%), serviços (2,66%) e agroindústria (1,99%).
“No caso do elo primário da pecuária, preços altos vêm sendo alcançados em 2019, com elevações importantes principalmente para frango, suínos e leite. Esse cenário, aliado a um aumento também da produção, explica o crescimento do PIB, mesmo diante de aumento dos custos de produção”, explica ao estudo da CNA e do Cepea.
Na cadeia agrícola, houve retração de 0,97% no semestre. No entanto, o segmento de insumos apresentou alta de 9,08%, justificado pelo aumento de preços de fertilizantes e defensivos. A agroindústria subiu 1,09%. Já a atividade primária teve queda de 7,71%, pressionado por menores preços e alta dos custos de produção.
Junho – O PIB do agronegócio em junho caiu 0,8%, com crescimento apenas no setor de insumos (0,23%) e queda nos setores de serviços (1,03%), indústria (0,86%) e primário (0,55%).
Veja aqui o boletim completo do PIB.
Assessoria de Comunicação CNA
Por Cinthia Eyng
View morePor Gilson Gomes
View morePor Gilson Gomes
View more
Copyright Grupo de Comunicação AgriNews SL. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa. Solicite autorização.