Plataforma brasileira de baixo carbono à mostra para o mercado europeu Plataforma brasileira de baixo carbono à mostra para o mercado europeu
 
01 jul 2021

Plataforma brasileira de baixo carbono à mostra para o mercado europeu

Plataforma brasileira de baixo carbono à mostra para o mercado europeu

 

Com foco no mercado europeu, a Plataforma Low Carbon and Circular Economy Business Action (LCBA), ao lado da Embrapa, reuniu diversas instituições e suas iniciativas sustentáveis a fim de compartilhar estudos e casos de sucesso relacionados à agricultura de baixo carbono.

Uma das tecnologias apresentadas foi a Plataforma de Pecuária de Baixo Carbono, iniciativa genuinamente brasileira, desenvolvida pela Embrapa (e suas Unidades) e empresas parceiras. Ao longo de dez anos, a proposta trouxe a concepção de marca-conceito para a realidade do pecuarista.

“As marcas-conceito não são uma ideologia, elas carregam o conceito de Ciência e seguem padrões internacionais. Elas também não são propriedade de uma única empresa e envolvem a certificação – monitoramento, reportagem e verificação”, destaca Davi Bungenstab, pesquisador da Embrapa que apresentou o Plataforma no webinar “Oportunidades de Foodtech no Brasil” (30).

Já no mercado brasileiro, as marcas Carne Carbono Neutro (CCN) e Carne Baixo Carbono (CBC) buscam a sustentabilidade do sistema agrícola. Criado entre 2012 e 2020, o sistema CCN realiza o sequestro de carbono por meio de árvores e as emissões são neutralizadas pelo próprio sistema. No Brasil, o protocolo CCN tem potencial para ser aplicado entre dois e dez milhões de hectares.

Por sua vez, o protocolo CBC tem o componente solo como protagonista, ao invés das árvores. Nesse sistema, a base é a recuperação das pastagens, com mitigação dos gases, e é possível empregar a tecnologia em mais de 50 milhões de hectares.

Bungenstab ressalta que “neutralizar os processos produtivos da agricultura é complexo, porque a proposta inovadora é o próprio sistema tenha práticas para fazer disso em um ciclo fechado, que seja autossustentável”. Assim iniciativas como CCN e CBC despertam atenção de outros países e, em breve, será possível produzir leite, bezerro, couro e até café, em um sistema de carbono neutro.

O Programa LCBA é apoiado pela União Europeia com o objetivo de desenvolver relações comerciais entre fornecedores da UE de tecnologias de baixo carbono e economia circular e empresas que buscam soluções sustentáveis na Argentina, Brasil, Chile e Colômbia.

 

Fonte: Dalízia Montenário | Embrapa Gado de Corte
Foto: Gabriel Rezende Faria




NOVIDADES

 

REVISTA

Revista nutriNews Brasil 2 TRI 2021

ARTIGOS DA REVISTA



 
 





Veja outras revistas



 

Cadastro Newsletter nutriNews Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

nutriTips
nutriNews Brasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies