Suínos em família: cooperação e tecnologia para produção de carne suína segura sem uso de antimicrobiano

24/09/2019

Bem Estar

A adoção de sistemas de criação intensiva de suínos trouxe economias de escala, maior produtividade e ganhos de logística, mas aumentou a incidência de infecções e o nível de estresse dos animais, resultando no desencadeamento de doenças infecciosas e tornando necessário o uso de antimicrobianos em doses subterapêuticas ou preventivas, para promover o crescimento e mitigar a ocorrência de doenças. 

Contudo, o surgimento de infecções virais nos últimos anos, o aumento de bactérias resistentes a antimicrobianos e a potencial implicação na saúde humana levantaram questionamentos em relação a essa prática no Brasil e no mundo. 

Visando minimizar os efeitos nocivos do uso coletivo de antimicrobianos na saúde humana e animal e no meio ambiente, e para atender os preceitos para o fornecimento de alimentos seguros, a Embrapa Suínos e Aves desenvolveu o Sistema de Produção de Suínos em Família. Destina-se a pequenos e médios produtores e pequenas e médias agroindústrias e cooperativas que desejam atuar em nichos de mercado com a oferta de carne segura sem antimicrobianos.

O projeto busca alternativas para o fornecimento de carne suína segura sem uso de antimicrobianos na dieta e com bem-estar animal, a partir de um esforço articulado com alguns elos da cadeia produtiva e as instituições de assistência técnica e extensão rural (ATER).

A principal estratégia é difundir esse sistema por meio de ações de cooperação, comunicação e transferência de tecnologia, capacitando, assim, técnicos das redes de ATER e produtores para a implantação do projeto. 

Espera-se, com isso, contribuir para o aumento da oferta de carne suína segura, com melhorias na saúde pública, na competitividade e renda da suinocultura de base familiar, voltada aos nichos de mercado, e também para o bem-estar animal e preservação do meio ambiente. 

Fonte: Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)

Deixe seu comentário