Probiótico multicepas como melhorador de GPD de leitões ao desmame
 
23 set 2021

Suplementação de probiótico multicepas como melhorador de ganho de peso de leitões ao desmame

get_the_title
  • Av. das Nações Unidas, 14401, Torre Jequitibá, 13° andar, Chácara Santo Antônio
    Brasil
  • +55 (11) 2144-6152
  • https://www.elanco.com.br/



O uso de probiótico multicepas promove e estabiliza a microbiota intestinal natural de aves e suínos. Esses microrganismos colonizam o trato gastrintestinal imaturo ou restabelecem a microbiota desequilibrada (disbiose) promovendo um mecanismo de exclusão competitiva contra bactérias patogênicas potenciais.

Sua administração permite regular e restaurar a microbiota quando ocorrem problemas infecciosos, micotoxicose, infecções intestinais, distúrbios devido a mudanças alimentares, estresse de manejo ou qualquer outro fator de estresse como por exemplo a fase de lactação e maternidade de suínos.

Com o objetivo de avaliar o efeito da suplementação de porcas gestantes e lactantes com um probiótico multicepas sobre o desempenho de leitões ao nascimento e ao desmame, foi realizada uma avaliação em uma granja comercial localizada no estado do Rio Grande do Sul.

Dois tratamentos foram avaliados: Controle, dieta rotineira da granja; Protexin, dieta Controle adicionada de 50 g/t de ração de Protexin™ Concentrate. A única diferença entre os tratamentos foi a inclusão do Protexin™ Concentrate. Um total de 100 porcas foram avaliadas em cada tratamento.

As porcas foram distribuídas entre os tratamentos para manter homogeneidade na ordem de parto. O desempenho do parto foi acompanhado individualmente e o peso dos leitões foi medido ao nascimento e ao desmame (21 dias de vida). As médias dos resultados foram comparadas por análise de variância.

De forma geral não houve diferença (P>0,05) entre os tratamentos para as variáveis de desempenho de parto (Tabela 1). A exceção foi a quantidade de natimortos na qual uma redução de 37% foi identificada (P=0,024).

probiótico multicepas

Tabela 1 – Desempenho de parto de porcas suplementadas com Protexin™ Concentrate

probióticos multicepas

Tabela 2 – Desempenho da progênie de porcas suplementadas com Protexin™ Concentrate.

A suplementação de um probiótico multicepas durante a gestação e lactação de porcas demonstrou alguns benefícios neste estudo:

probiótico multicepasRedução de leitões mumificados;

probiótico multicepasMaior peso ao nascimento;

probiótico multicepasMaior peso ao desmame.

 

Referência:

ANDRETTA et al. Partial report – Effects of Protexin® supplementation during gestation and lactation on performance, health, and welfare of sows and piglets. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2021.




NOVIDADES

 

REVISTA

Revista nutriNews Brasil 3 TRI 2021

ARTIGOS DA REVISTA



 
 





Veja outras revistas



 

Cadastro Newsletter nutriNews Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

nutriTips
nutriNews Brasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies