Vitamina E e ômega-3 melhoram a morfologia intestinal em frangos Vitamina E e ômega-3 melhoram a morfologia intestinal em frangos
 
05 abr 2021

Suplementação de vitamina E e ômega-3 melhoram a morfologia intestinal em frangos de corte

Um sistema gastrointestinal saudável é essencial para o desempenho do crescimento das aves e produção de proteína animal.

 

A suplementação de vitamina E e ácidos graxos n-3 tem efeito benéfico na melhoria da morfologia intestinal, expressão de genes associados com o transporte de nutrientes, hipoxia, estresse oxidativo e inflamação, aponta estudo da universidade americana Ohio State University.

O experimento foi conduzido com 210 frangos de corte comerciais Ross 708 divididos em grupos experimentais, sendo grupo controle (alimentados com dieta basal de milho-farelo de soja com vitamine E (DL-α-acetato de tocoferol, 10 UI/kg) e ácidos graxos n-3 (razão n-6/n-3 de 30,2:1) e grupos com suplementação de vitamina E (200 IU/kg de ração), ácidos graxos n-3 (razão n-6 / n-3 de 3,2:1) ou uma combinação das suplementações.

Os pesquisadores, sobre o comando da Dra. Sandra G.Velleman, observaram que os frangos que receberam suplementação com ácidos graxos n-3 na dieta de crescimento tiveram tendência a redução de 26,0% na distância entre as vilosidades do íleo em comparação com os frangos alimentados com ácidos graxos n-3 na dieta inicial.

Já ao observar os genes relacionados ao transporte de nutrientes no intestino, a expressão do gene SLC15A1 teve um aumento de 52% nos frangos alimentados com ácidos graxos n-3 na dieta de crescimento em comparação com o grupo de controle. A suplementação de vitamina E na dieta de crescimento teve um aumento de 15,6% na expressão do gene GALNT2 em comparação com a suplementação de ácidos graxos n-3 na dieta inicial.

Para genes associados com hipóxia intestinal, estresse oxidativo e inflamação, a expressão de mucina 2 (MUC2) foi aumentada quando os frangos foram alimentados com ácidos graxos n-3 na dieta de crescimento em comparação com os frangos alimentados com a dieta controle e ácidos graxos n-3 na dieta inicial.

Frangos de corte suplementados com vitamina E durante a fase inicial tiveram um aumento de 29,9% na expressão de interferon gama (IFNG) em comparação com os frangos suplementados com ácidos graxos n-3 durante a fase inicial.

A suplementação de vitamina E na dieta inicial e de crescimento reduziu a expressão da anidrase carbônica 3A (CA3A) nos frangos em comparação com a suplementação de ambos, vitamina E e ácidos graxos n-3 durante a fase de crescimento. A expressão da COL4A1, um indicador da estrutura da membrana basal, teve um aumento de 196% nos frangos alimentados com vitamina E na dieta inicial em comparação com os frangos suplementados com ácidos graxos n-3 na dieta de crescimento.

 

Os autores concluíram que a suplementação de vitamina E e ácidos graxos n-3 de forma independente ou combinados, durante a fase de crescimento, mostrou um efeito benéfico na melhoria da morfologia intestinal  do que em relação a suplementação na fase inicial.

Os resultados de morfologia intestinal foram consistentes com mudanças na expressão gênica, implicando em um efeito positivo da vitamina E e suplementação de ácidos graxos n-3 durante a fase de crescimento na melhoria da saúde intestinal e transporte de nutrientes

Para consulta do artigo completo clique aqui

As informações desse texto foram retiradas do artigo intitulado “Supplementation of vitamin E and omega-3 fatty acids during the early posthatch period on intestinal morphology and gene expression differentiation in broilers” com autoria de:

Ji Wang, Daniel L.Clark, Sheila K. Jacobi, Sandra G. Velleman

Department of Animal Sciences, The Ohio State University, Wooster OH 44691, USA




NOVIDADES

 

REVISTA

Revista nutriNews Brasil 2 TRI 2021

ARTIGOS DA REVISTA



 
 





Veja outras revistas



 

Cadastro Newsletter nutriNews Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

nutriTips
nutriNews Brasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies